Guia empresarial convoca empresas a se engajar com fórum político da ONU em Nova Iorque

Lançado pelas Nações Unidas em Nova Iorque, um Guia Empresarial convoca o setor privado a se engajar com o fórum político de alto nível da ONU, que acontece entre os dias 9 e 18 de julho, em Nova Iorque. O evento é o mecanismo central estabelecido pelas Nações Unidas para acompanhar o avanço da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

VÍDEO: O que é desenvolvimento sustentável?

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecida pelos países-membros da ONU no fim de 2015. Foto: ONU

Lançado pelas Nações Unidas em Nova Iorque, um Guia Empresarial convoca o setor privado a se engajar com o fórum político de alto nível da ONU, que acontece entre os dias 9 e 18 de julho, em Nova Iorque. O evento é o mecanismo central estabelecido pelas Nações Unidas para acompanhar o avanço da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este ano, 47 países reportarão os avanços de seus relatórios voluntários, com foco no tema “Transformação por meio de sociedades sustentáveis e resilientes”. Seis ODS centrais serão avaliados: ODS 6 (água potável e saneamento); ODS 7 energia limpa e acessível; ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis); ODS 12 (consumo e produção responsáveis); ODS 15 (vida terrestre); ODS 17 (parcerias e meios de implementação).

O documento destaca o papel estratégico das redes locais do Pacto Global da ONU e de seus membros no atingimento das metas globais da Agenda 2030. O evento é considerado uma oportunidade para os negócios que já trabalham em torno dos ODS de compartilhar o progresso e relatar os esforços que têm angariado na busca pelas metas globais; engajar-se em um diálogo múltiplo e global em torno das agendas de desenvolvimento sustentável; encontrar oportunidades de colaboração junto a outros atores, incluindo outros setores de negócios, investidores, governos, agências da ONU, academia e sociedade civil.

Dentro da programação do fórum, dois eventos terão foco em negócios sustentáveis e setor privado. O primeiro, no dia 17 de julho, será o SDG Business Forum, em parceria com a International Chamber of Commerce (ICC) e com o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UN DESA). Já no dia 18, será realizado o SDG Country Plans: A Roadmap to Private Investment, com organização do Pacto Global da ONU.