Guatemala e CEPAL promovem encontro sobre campeonato de futebol que protege ecossistema

A reunião, organizada pelo Ministério de Ambiente da Guatemala e a CEPAL, tornará de conhecimento do público uma nova maneira de agregar um campeonato de futebol com o cuidado efetivo de um ambiente frágil.

Uma liga de futebol em Punta Gorda, distrito de Toledo em Belice, que fomenta com êxito a participação da comunidade no manejo sustentável do frágil ecossistema do Corredor marinho da montanha Maya, será apresentada na Cidade de Guatemala.

Na quarta-feira, 9 de março, das 9:30 às 13:00, acontecerá o Encontro para a réplica criativa de experiências inovadoras de educação ambiental e esportiva, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Ministério do Ambiente e Recursos Naturais da Guatemala.

Inaugurará o evento Luis Alberto Ferraté, Ministro do Ambiente e Recursos Naturais da Guatemala, e María Elisa Bernal, diretora do projeto Experiências em inovação social da CEPAL.

Celia Mahung, Diretora Executiva do Toledo Institute for Development e Environment (TIDE), de Belice, apresentará o trabalho da Copa de Agua Fresca de la Liga Medioambiental de Fútbol. Comentarão Justa de Monney, Diretora Geral de Formação, Organização e Participação Social do Ministério mencionado, e Mario Abel Díaz, Coordenador Nacional do Corredor Biológico Mesoamericano.

A paixão pelo futebol tem levado a participação da comunidade local na gestão sustentável do frágil ecossistema. A Copa reúne as equipes infantis e adultas das comunidades em um torneio anual com o requisito de realizar um projeto ecológico: limpeza de rios e praias, controle da erosão, plantação de espécies nativas, gestão de resíduos, de acordo com as possibilidades dos membros da equipe.

As partidas acontecem em Punta Gorda, cidade acessível a todas as comunidades. Antes de jogar, cada equipe expõe os avanços de seu projeto ambiental. Nos últimos quatro anos mais de mil jogadores participaram da Copa e cerca de dez mil pessoas colaboraram com os projetos ambientais.

Segundo María Elisa Bernal, “É de enorme utilidade envolver os jovens e as crianças no desenvolvimento de uma consciência ambiental, já que eles “ensinam” aos adultos novos hábitos. Ademais, tradições comunitárias como o jogo de futebol vinculam a população em atividades positivas.”

Acrescenta que a “simplicidade do modelo, seu baixo custo e a fácil replicabilidade o tornam único já que aproveita a paixão pelo futebol para agregar na população o cuidado com o meio ambiente”.

A iniciativa do TIDE ganhou o concurso Experiências em inovação social, organizado pela CEPAL com o apoio da Fundación Kellog, ciclo 2007-2008. Acesse aqui a galeria de fotos.

O vídeo com os documentos e o debate do Encontro estarão disponíveis na nossa página web a partir do dia 15 de março.

Mais informações

Para entrevistas, contactar a Pilar Bascuñán, endereço eletrônico pilar.bascunancepal.org.

Links no Banco de projetos inovadores.

Na Cidade da Guatemala, quem quiser assistir a reunião deve comunicar-se com Creátion V, endereço eletrônico creacionv@gmail.com para solicitar convite.