Grupo de 174 empresas pede retomada econômica sustentável com atenção ao clima

Empresas comprometidas em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa com base em critérios científicos assinaram um manifesto endereçado aos governos, pedindo que a retomada econômica priorize ações contra as mudanças do clima.

Das 174 companhias signatárias, oito são brasileiras – AES Tietê, Baluarte Cultura, EDP Energias do Brasil SA, Grupo Malwee, Lojas Renner SA, Movida Participações SA, Natura e NELM Advogados.

O documento indica a importância da substituição dos combustíveis fósseis e da inovação para a criação de soluções resilientes de baixo carbono, sempre priorizando os empregos mais verdes e o crescimento sustentável. Saiba como participar do movimento.

Empresas assinaram compromisso com metas baseadas na ciência e pedem também o engajamento de governos. Foto: Pixabay

Empresas comprometidas em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa com base em critérios científicos assinaram um manifesto endereçado aos governos, pedindo que a retomada econômica priorize ações contra as mudanças do clima.

Das 174 companhias signatárias, 8 são brasileiras – AES Tietê, Baluarte Cultura, EDP Energias do Brasil SA, Grupo Malwee, Lojas Renner SA, Movida Participações SA, Natura e NELM Advogados. O documento indica a importância da substituição dos combustíveis fósseis e da inovação para a criação de soluções resilientes de baixo carbono, sempre priorizando os empregos mais verdes e o crescimento sustentável.

O comunicado foi lançado em maio, em sete idiomas (leia aqui em português), e desde então tem ganhado novas adesões. Todas as empresas já estão comprometidas com metas baseadas na ciência e promovidas pelo Science Based Targets para limitar o aumento da temperatura da Terra a 1.5ºC.

Veja como participar do movimento, chamado Recover Better, por uma recuperação econômica sustentável com enfoque no clima:

– A principal liderança da empresa deve assinar o compromisso com o Science Based Targets (SBTi), e declarar o alinhamento das atividades da empresa com a meta de 1.5º C para o aumento da temperatura da Terra. A carta pode ser encontrada aqui.
– Uma cópia digital dos documentos firmados deve ser enviada para ambition@sciencebasedtargets.org
– Quando o compromisso estiver firmado e aprovado pelo SBTi, escreva para clima@pactoglobal.org.br, pedindo sua adesão ao movimento Recover Better, junto a outras empresas de todo o mundo.
– Além das 8 empresas que participam do movimento Recover Better, outras 3 empresas nacionais já assinaram o compromisso com o Science Based Targets e alinharam suas operações a meta de 1.5º C para a temperatura da Terra, confira a lista completa: AES Tietê Energia, Ambev, Baluarte Cultura, Eco Panplas, EDP Energias do Brasil SA, Grupo Malwee, Klabin SA, Lojas Renner, Mattos Filho, Maurrey Jr. e Quiroga – Advogados, Movida, Natura, Nogueira, Elias, Laskowski & Matias Advogados, e UXUA Casa Hotel & SPA.

Confira abaixo o vídeo do CEO da AES Tietê e Liderança com ImPacto no ODS 7, Ítalo Freitas, incentivando outros líderes a assumirem o compromisso pelo clima: