Gisele Bündchen em campanha para o Ano da Biodiversidade da ONU

Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alerta sobre a importância de preservar a natureza. Em filmes de 15 e 30 segundos, modelo brasileira chama a atenção para a importância de proteger e conservar a maior riqueza natural do mundo.

Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alerta sobre a importância de preservar a natureza

A Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) gravou, durante sua passagem pelo Brasil, uma campanha especial para o ano de 2010, declarado pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional da Biodiversidade. Nos filmes, de 15 e 30 segundos, a modelo brasileira chama a atenção para a importância de proteger e conservar a maior riqueza natural do mundo.

A diversidade biológica é a variedade de vida no planeta, um rico mosaico de forças interconectadas e interdependentes das quais todos nós fazemos parte. A terra, o ar e os mares abrigam desde os menores insetos até os maiores animais. Cerca de duas milhões de espécies já foram identificadas por cientistas e estima-se que existam, no mundo, entre 5 e 100 milhões. No entanto, a biodiversidade vem sofrendo perdas de modo acelerado e tal pressão sobre as espécies, habitats e ecossistemas continua a aumentar. Sabe-se que, atualmente, 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção.

Gisele Bündchen, que foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA em setembro de 2009, ressaltou, em entrevista à Rádio ONU, que o Brasil é o país mais rico em biodiversidade do mundo e que todos os brasileiros devem ser responsáveis pela sua preservação. O Brasil abriga 20% das espécies do planeta. “Em primeiro lugar eu acho que todo brasileiro tem que ter o maior orgulho do mundo de ter nascido nesse país […] com a maior biodiversidade do mundo”, disse.

“Eu acho importantíssimo as pessoas saberem e se interessarem pelo que está acontecendo com o nosso planeta. Essa é a nossa casa, se a gente não cuidar dela, onde vamos ficar? Temos que saber que não dá para ficar abusando e simplesmente desmatando e não se preocupando com o que vai acontecer daqui a 50 anos”, adicionou.

A biodiversidade é a base fundamental da vida no planeta e, no entanto, ela está sendo ameaçada por escolhas de desenvolvimento que ignoram o seu grande valor para todos nós e, em particular, para os mais pobres. Anualmente, a economia global perde um valor estimado entre $2 e $5 trilhões de dólares devido à degradação e destruição de recursos naturais do planeta. Reverter essa tendência negativa não só é possível, mas é essencial para o bem-estar humano.

Há mais de seis anos, a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA tenta chamar atenção para o que vem acontecendo com o meio ambiente. No final de 2008, Gisele criou, com sua família, o Projeto Água Limpa, que visa a implementar ações de gestão ambiental sustentável e promover a recuperação da mata ciliar das microbacias de Horizontina e Tucunduva (RS), região onde a top nasceu.

A modelo também mantém um blog socioambiental que é atualizado regularmente em inglês e português. Para o mês do meio ambiente, o site oficial da top lançou uma ação especial chamada “Tome uma Atitude”, que incentiva e mobiliza a população a colocar em prática pequenas atitudes para ajudar a salvar o Planeta. No contexto desta iniciativa, Gisele Bündchen declarou que as pessoas, empresas e governos têm que trabalhar juntos para reduzir o impacto ambiental.

Os vídeos da Campanha Nacional para o Ano Internacional da Biodiversidade, uma parceria do PNUMA com o Ministério do Meio Ambiente, foram produzidos pela Jabuticaba Produções e serão lançados para veiculação na televisão e na internet a partir desta quarta-feira (3). A campanha conta também com o apoio da Rede Globo de Televisão e do Green Nation Fest.

Assista ao filme de 30 segundos pelo You Tube:

(Mais pelo www.youtube.com/PNUMABrasil)

Nota aos Editores:

Site da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (CBD) da ONU
http://www.cbd.int/2010/welcome/

Site do Projeto Água Limpa
http://www.projetoagualimpa.org.br/

Blog da Gisele Bündchen
http://www.giselebundchen.com.br/blog

Entrevista da Gisele Bündchen para a Rádio ONU:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/181053.html

Site do Green Nation Fest
http://www.greennationfest.com.br

Site do Ministério do Meio Ambiente
http://www.mma.gov.br

Site do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
http://www.pnuma.org.br

Créditos da foto oficial da Campanha: Alexandre Cardoso e RG Imagens

Contato:
Amanda Talamonte
Escritório do PNUMA no Brasil
comunicacao@pnuma.org
Tel: (61) 3038-9233