Garantir acesso das meninas à educação é melhor forma de combater violência, avalia ONU

Ban Ki-moon defende a inclusão e a igualdade de direitos em iniciativa para formar cidadãos capazes de enfrentar os complexos desafios do século 21.

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional das Meninas – 11 de outubro

Foto: UNICEF Paquistão/Asad Zaidi

“Capacitar as meninas, garantir seus direitos humanos e enfrentar a discriminação e violência que sofrem é essencial para o progresso de toda a família humana. Uma das melhores opções para alcançar todos estes objetivos é dar às meninas a educação que merecem.

Mesmo assim, muitas meninas, em vários países, não conseguem progredir por causa de seu gênero. Aquelas cujas mães também foram privadas de ter uma educação, que vivem numa comunidade pobre, ou que são portadoras de uma deficiência ainda têm mais obstáculos. Entre as meninas que chegam a ir à escola, muitas são vítimas de discriminação e violência.

Lancei a “Iniciativa Educação Global em Primeiro Lugar” para acelerar o progresso de colocar todas as crianças na escola, especialmente as meninas. Temos o objetivo de ensinar mais do que a ler e a contar, estamos nos esforçando para criar cidadãos globais que consigam enfrentar os desafios complexos do século 21.

Para atingir resultados significativos, precisamos de novas soluções para os desafios da educação das meninas. Também é necessário ouvir as vozes dos jovens.

Ouvi as vozes de várias meninas de diferentes lugares do mundo que participaram nas conversas para a nova Declaração das Meninas. Espero que a “Iniciativa Educação Global em Primeiro Lugar” mobilize todos os parceiros para que eles se envolvam com seu forte apelo por empoderamento.

Em um contexto mais amplo, nossa campanha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2015 e formular uma visão para o período posterior a essa data, deve abordar os problemas e o potencial das meninas de todo o mundo.

Neste Dia Internacional das Meninas, vamos trabalhar em conjunto para investir na educação de forma a que as meninas possam avançar em seu desenvolvimento pessoal e contribuir para o nosso futuro comum.”

Saiba mais sobre o Dia em http://bit.ly/RbZJqC