Fundo de População da ONU traz recomendações para o enfrentamento da COVID-19 em podcast

Foto: UNFPA

Com o avanço da pandemia da COVID-19 ao redor do mundo e também no Brasil, o Fundo de População da ONU (UNFPA) preparou um episódio especial com recomendações para o enfrentamento da crise e também explicou as ações e estratégias da organização, em curso neste momento.

Entre as recomendações, estão garantir acesso a serviços de saúde materna e neonatal, como parto seguro, além de serviços de saúde sexual e reprodutiva. O UNFPA também destaca a possibilidade de escassez de contraceptivos, que pode levar a gravidezes não intencionais, caso não estejam disponíveis. Outras recomendações do episódio dizem respeito à violência de gênero, que pode crescer durante o período de isolamento social, e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual para trabalhadores de saúde.

O episódio também mostra o avanço da pandemia que, até o final da segunda quinzena de maio, ultrapassou a marca de 4 milhões de infectados no mundo e mais de 233 mil no Brasil.

Astrid Bant, representante do UNFPA no Brasil, explicou que esse é o momento de intensificar o trabalho e fortalecer as redes de apoio e garantir dignidade e proteção as pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

O “Fala, UNFPA” busca informar e discutir temas como saúde sexual e reprodutiva, equidade de gênero, raça e etnia, população e desenvolvimento, juventude, cooperação entre países do hemisfério sul e assistência humanitária, e, claro, tudo isso em uma perspectiva de direitos humanos.

A produção deste episódio é de Nathalia Cassia, Fabiane Guimarães e Diego Soares.

Apresentação e roteiro de Rachel Quintiliano, reportagem de Fabiane Guimarães. A edição é de Diego Soares, Fábio ACM e Raquel Melo.

Escute no seu distribuidor de podcast preferido:

Spotify
Apple
Deezer
Google Podcasts
Breaker
Pocket Casts
RadioPublic
Anchor