Fundo de População da ONU divulga livro sobre migrações venezuelanas em versão online

Arte da capa e contracapa do livro apoiado pelo UNFPA. Publicação aborda a migração de venezuelanos para o Brasil e outros países da América Latina em anos recentes. Imagem: UNICAMP/Divulgação

Publicada com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a coletânea Migrações Venezuelanas, agora disponível em meio online, reúne 55 textos sobre os mais recentes deslocamentos de venezuelanos com destino ao Brasil e outros países da América Latina. A obra foi desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O volume recebeu contribuições de 92 especialistas e instituições. Um dos colaboradores é o representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, autor de capítulo em que defende que a migração, embora seja vista muitas vezes como um fenômeno negativo, está associada ao desenvolvimento dos países de diferentes formas. O dirigente mostra como a globalização ampliou de maneira significativa a mobilidade do trabalho no mundo.

Entre a variedade de artigos publicados no livro, existe o consenso de que migrantes contribuem para a prosperidade econômica dos países de acolhimento. E o fluxo de capital financeiro, tecnológico, social e humano que é enviado de volta para os seus países de origem ajuda a reduzir a pobreza e estimular o crescimento.

Para acessar a publicação gratuitamente em meio digital, clique aqui.