Fundo de População da ONU apoia encontro brasileiro sobre demografia

Família em centro de atendimento no Brasil. Foto: OPAS

Com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), acontece em Poços de Caldas (MG), no sábado (22), o XXI Encontro de Estudos Populacionais. Evento discutirá transformações demográficas no Brasil e na América Latina. Agência da ONU participa com discussões sobre refúgio e sobre marcos internacionais que abordam dinâmicas populacionais e desenvolvimento.

Organizada pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), a iniciativa tem início no próximo final de semana e segue com atividades até 28 de setembro. A edição de 2018 tem como tema “População, Sociedade e Políticas: desafios presentes e futuros”.

Para Vinícius Monteiro, oficial de programa para População e Desenvolvimento do UNFPA, o encontro é uma oportunidade para a divulgação, atualização e intercâmbio do conhecimento demográfico.

“O encontro da ABEP tradicionalmente é um espaço de apresentação dos novos estudos e de debate não só entre a academia, mas (sobre) como o conhecimento produzido na área de estudos populacionais pode contribuir para enfrentar os desafios, desenvolver políticas e transformar a sociedade”, afirma o especialista.

Programação

Além de reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o evento também terá a presença de profissionais de outros setores e instituições, como ONGs e governo. Entre os temas de discussão, estão os desafios metodológicos e a construção de fontes de dados integradas; atividade econômica; família; trabalho doméstico; tendências reprodutivas; transição demográfica; questões de saúde pública e expectativa de vida; mercado de trabalho; e migração.

O representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, participa da mesa “25 Anos da CIPD/94: lançamento da Plataforma Cairo + 25 Brasil’. O debate tem como objetivo apresentar um panorama crítico da implementação da agenda de população e desenvolvimento no Brasil, tendo em vista as mais de duas décadas transcorridas desde a Conferência Internacional de População e Desenvolvimento no Cairo, em 1994.

O UNFPA também estará na roda de conversa “Experiências Refugiadas”, que reunirá pessoas em contexto de migração. A atividade inclui o lançamento de livros sobre a problemática — entre eles, o Atlas Temático elaborado pelo Observatório das Migrações e apoiado pelo UNFPA. A publicação tem foco em migrações internacionais.

O encontro acontece no Hotel Fazenda Poços de Caldas. Para mais informações, bem como inscrições e programação completa, acesse o site http://abep.org.br/xxiencontro/.