Fundo agrícola da ONU promove workshop sobre gestão financeira para equipes de projetos no Brasil

Desde a última quarta-feira (11), capital da Bahia sedia o Workshop de Gestão Financeira promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para equipes dos projetos desenvolvidos no Brasil em parceria com o Governo Federal, estados do nordeste e instituições e organizações parceiras.

Segundo o Oficial Sênior de Finanças do Escritório Regional do FIDA, Dario Rimedio, objetivo é aperfeiçoar a performance e práticas de gestão financeira dos projetos financiados pelo Fundo no país, a fim de garantir o alcance das metas e exponenciar o impacto das iniciativas.

Encontro acontece até sexta-feira (13) e discute temas como avaliação de risco; ações de planejamento; controles internos e auditorias externas. Abertura do workshop contou com a participação via videoconferência da diretora da divisão financeira do FIDA, Ruth Farrant, que se conectou da sede do Fundo, em Roma, Itália.

Workshop de Gestão Financeira para os projetos do FIDA no Brasil acontece entre 11 e 13 de dezembro, em Salvador. Foto: Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)/Bahia.

Workshop de Gestão Financeira para os projetos do FIDA no Brasil acontece entre 11 e 13 de dezembro, em Salvador. Foto: Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)/Bahia.

Equipes de projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) se reúnem nessa semana, entre quarta (11) e sexta-feira (13), em Salvador, para participar do Workshop de Gestão Financeira promovido pelo Fundo.

O evento tem o objetivo de nivelar a administração financeira dos recursos oriundos dos acordos de empréstimos e doações do FIDA, nas parcerias com o Governo Federal, estados do Nordeste, e instituições e organizações parceiras.

Workshop conta com a presença de membros da equipe financeira do Projeto Pró-Semiárido, projeto executado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Para a assessora financeira do Pró-Semiárido, Samira Aguiar, o evento está sendo de grande relevância visto que, além de possibilitar a troca de experiências entre os projetos FIDA, está contribuindo para o fortalecimento de ações que são a base para execução do projeto.

“O workshop de gestão financeira promovido pelo FIDA é importante para o projeto Pró-Semiárido principalmente pelo seu momento atual”, comentou Aguiar.

“Nós estamos numa fase de maturação e os assuntos que estão sendo discutidos aqui são altamente pertinentes à nossa execução”, afirmou a assessora.

Ela citou temas que estão sendo tratados no Workshop e que atravessam as atividades de todos os projetos desenvolvidos pelo Fundo, como a avaliação de risco e seus resultados; ações de planejamento; ações de orçamentação; controles internos e auditorias externas.

“Todos são temas que tratamos o tempo todo e são engrenagens para o funcionamento do projeto”, concluiu.

Projetos do FIDA no Workshop de Gestão Financeira

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além do Pró-Semiárido, participam do evento representantes de outros projetos FIDA em fase de implementação nos estados do Ceará, Piauí, Paraíba e Sergipe. Também participam representantes do Projeto Dom Helder Câmara – segunda fase (PDHC II), executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Outros quatro projetos implementados no Brasil que receberam doação do FIDA também integram o workshop: Programa Semear Internacional (PSI) e INNOVA –ambos executados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA); AKSAAM, com a Universidade Federal de Viçosa (UFV); e o DAKI, com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

O workshop teve na sua abertura a intervenção de Ruth Farrant, Diretora da Divisão Financeira (FMD) do FIDA, que se conectou desde a sede do Fundo em Roma, por videoconferência. Além disso, a iniciativa está sendo facilitada por Dario Rimedio, Oficial Sênior de Finanças do FIDA no Escritório Regional no Panamá; e Danilo Pisani, Especialista em Gestão Financeira do FIDA.

“O objetivo do workshop é de aperfeiçoar a performance e práticas de gestão financeira nos projetos financiados pelo FIDA no Brasil”, comentou o Oficial Sênior de Finanças, Dario Rimedio.

“Para o FIDA, o êxito dos projetos está atrelado à efetiva gestão financeira e as equipes financeiras dos projetos têm um papel fundamental no atingimento das metas e impacto dos projetos”, salientou Rimedio.

Segundo o Oficial de Programas do FIDA, Hardi Vieira, o Fundo agrícola das Nações Unidas promove constantemente a atualização, o treinamento e a capacitação das equipes dos projetos FIDA no Brasil.

“Isso faz parte da colaboração do FIDA com os seus vários parceiros governamentais e não governamentais”, comentou Vieira. “Além de ser uma agência financeira, o FIDA é um agente de desenvolvimento e transformação, e isso passa pela capacitação das equipes que implementam seus projetos”, concluiu.