Fundação Bill&Melinda Gates e Water.org participam de evento sobre saneamento básico em SP

Esta será a primeira vez que um país da América Latina sedia o evento internacional, que promove o debate sobre o acesso da população à água tratada. Foto: Reprodução | Pacto Global.

Duas fundações mundialmente importantes na busca pela garantia da dignidade humana através do saneamento básico estarão presentes na edição brasileira do 19º Encontro Mundial de Saneamento – World Toilet Summit, a ser realizado de 17 a 19 de novembro no hotel Renaissance, na cidade de São Paulo.

A Water.org, liderada pelo ator norte-americano Matt Damon e pelo engenheiro Gary White, já ajudou 22 milhões de pessoas a ter acesso à água segura, enquanto que a fundação Gates, criada pelo casal responsável pela Microsoft, atua em diversas regiões do planeta impulsionando o saneamento básico, a educação e a redução das desigualdades.

Esta será a primeira vez que um país da América Latina sedia o evento internacional – que reunirá especialistas, representantes do governo, iniciativa privada e terceiro setor para debater a situação do acesso da população à água tratada .

A Fundação Bill e Melinda Gates será representada pelo diretor, Doulaye Kono, no painel sobre “O papel da Cooperação Internacional nos desafios da água e esgotos”.

Já a Water.org abordará o tema “Saneamento básico e gênero”, mostrando como as mulheres sofrem mais com a ausência dos serviços de água e saneamento, ainda mais quando não possuem acesso a banheiros.

O encontro ainda contará com a presença de organizações sul-americanas, asiáticas e africanas, além de especialistas brasileiros participando de painéis sobre mudanças climáticas e acesso à água; impactos do saneamento básico na saúde pública; mecanismos de financiamento para saneamento básico; despoluição de rios e oceanos; entre outros.

Ao todo, serão 14 painéis de debates simultâneos sobre como o saneamento básico pode impactar positivamente na agenda do desenvolvimento sustentável da América do Sul, sobretudo do Brasil.

Saiba mais sobre o World Toilet Summit.