Fórum para empoderamento de mulheres reúne empresas brasileiras, latino-americanas e europeias em SP

A promoção de mulheres em posições de liderança, as desigualdades na remuneração – que pode chegar até 30%, em média, na comparação com os homens em mesma função – e o papel das empresas no combate à violência de gênero são alguns dos temas que começam a entrar na pauta das discussões de importantes companhias e instituições dos setores público e privado.

O espaço escolhido para discutir essas questões e reunir executivos, executivas e especialistas de países da América Latina, Caribe e União Europeia será o Fórum WEPs 2018. Em sua terceira edição, o evento acontece em São Paulo até quinta-feira (30).

Em uma parceria inédita, ONU Mulheres, OIT e União Europeia unem-se para promover debates e sensibilizar importantes setores empresariais e de empreendedorismo. Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

Em uma parceria inédita, ONU Mulheres, OIT e União Europeia unem-se para promover debates e sensibilizar importantes setores empresariais e de empreendedorismo. Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

A promoção de mulheres em posições de liderança, as desigualdades na remuneração – que pode chegar até 30%, em média, na comparação com os homens em mesma função – e o papel das empresas no combate à violência de gênero são alguns dos temas que começam a entrar na pauta das discussões de importantes companhias e instituições dos setores público e privado.

Em uma parceria inédita, ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia reúnem-se para promover uma série de debates com o objetivo de sensibilizar importantes setores empresariais e de empreendedorismo. A intenção é aumentar e fortalecer o compromisso com a igualdade de gênero no mundo corporativo e implementar políticas para o empoderamento econômico das mulheres.

O espaço escolhido para pautar esses temas e reunir importantes executivos, executivas e especialistas de países da América Latina, Caribe e União Europeia será o Fórum WEPs 2018. Em sua terceira edição, o evento acontece em São Paulo, dias 29 e 30 de agosto. “WEPs” é a sigla em inglês para Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres junto ao Pacto Global das Nações Unidas, que orienta as empresas para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, a construção da igualdade entre mulheres e homens é um desafio urgente e que demanda indicadores de progresso. “No mundo, cerca de 2 mil empresas estão engajadas com o propósito de fazer as mudanças necessárias para que as mulheres possam desenvolver todo o seu potencial produtivo no mundo do trabalho formal. O Brasil conta 172 empresas mobilizadas e essa rede vem inspirando a mobilização em outros países da América Latina e Caribe, para que possam promover o empoderamento das mulheres nos seus negócios, setor e comunidade”, afirmou.

Ganha-Ganha

Durante o Fórum WEPs 2018, será lançado o “Programa Regional Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios” – uma iniciativa da ONU Mulheres em parceria com a União Europeia e a OIT para promover a igualdade de gênero especificamente no setor privado.

Além de aumentar o empoderamento econômico, o programa busca orientar a liderança feminina para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo, fazendo avançar as respostas do setor privado no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na América Latina e no Caribe.

O projeto tem como finalidade permitir a participação plena e igualitária das mulheres na sociedade e está focado nos seguintes aspectos: fortalecimento da liderança das mulheres nos negócios; aumento da participação na força de trabalho; redução da lacuna salarial; trabalho decente; empreendedorismo; autonomia e empoderamento econômico.

Consultas iniciais e especificidades de cada país definem diferentes atividades prioritárias de acordo com cada cenário e estabelecem uma perspectiva interseccional. O programa é implementado em colaboração com empresas e redes europeias em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai.

Princípios do Empoderamento das Mulheres

Uma das principais plataformas usadas pelo Programa Ganha-Ganha são os WEPs. Criados em 2010 pela ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU e assinados por quase 2 mil CEOs em todo o mundo, os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres têm se tornado referência para que as empresas implementem políticas para a promoção da igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs são:
1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar mulheres e homens de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3. Garantir saúde, segurança e bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores.
4. Promover a educação, a capacitação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de fornecedores e de comunicação e marketing.
6. Promover a igualdade por meio de iniciativas voltadas às comunidades e do engajamento social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Serviço

Fórum WEPs 2018: Um diálogo entre países da América Latina e Caribe e a União Europeia
Data: 29 e 30 de agosto de 2018
Local: Villa Blue Tree Events: Rua Castro Verde, 247, Jardim Caravelas – São Paulo

Clique aqui para acessar a programação.