Fórum Mundial e festival de cinema em Abu Dhabi abordam questões urbanas

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) promove de 8 a 13 de fevereiro em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, o festival de cinema “Better Cities”, que visa apresentar documentários e filmes ficcionais sobre questões urbanas. As inscrições de filmes estão abertas até 31 de janeiro.

O festival, organizado em parceria com a produtora First+Main Films, ocorre durante a Décima Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF10), cujo tema deste ano é “Cidades de oportunidades: conectando cultura e inovação”. Para participar do Fórum, é necessário se inscrever até 4 de fevereiro.

Até o momento, cerca de 50 prefeitos e governadores confirmaram sua participação no Fórum Urbano Mundial, provenientes de cidades, estados e províncias de países de África, Europa, Ásia e América do Norte e do Sul. Foto: Fórum Urbano Mundial

Até o momento, cerca de 50 prefeitos e governadores confirmaram sua participação no Fórum Urbano Mundial, provenientes de cidades, estados e províncias de países de África, Europa, Ásia e América do Norte e do Sul. Foto: Fórum Urbano Mundial

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) promove de 8 a 13 de fevereiro em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, o festival de cinema “Better Cities”, que visa apresentar documentários e filmes ficcionais sobre questões urbanas.

O festival, organizado em parceria com a produtora First+Main Films, ocorre durante a Décima Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF10), cujo tema deste ano é “Cidades de oportunidades: conectando cultura e inovação”.

As inscrições estão abertas até dia 31 de janeiro de 2020. Os cineastas podem enviar seus trabalhos no site oficial: www.bettercitiesfilmfestival.com. Após o WUF10, o vencedor do prêmio de “melhor filme” estará disponível para exibição em outros eventos e cidades do mundo.

Sobre o festival, a diretora-executiva do ONU-HABITAT, Maimunah Mohd Sharif, afirmou que “esta nova parceria trará uma dimensão empolgante ao Fórum Urbano Mundial”. “É particularmente oportuno lançar este festival, pois o tema e o principais focos deste ano são cultura e inovação.”

Sobre o Fórum Urbano Mundial

O Fórum é a maior e mais importante conferência do mundo sobre questões urbanas. É realizado a cada dois anos e atrai milhares de participantes, incluindo ministros, prefeitos, formuladores de políticas, acadêmicos, ativistas comunitários, artistas e jornalistas.

“O mundo realmente mudou desde o primeiro Fórum Urbano Mundial, em 2002. A urbanização é agora reconhecida como uma das tendências definidoras da época. Mas, em última análise, o objetivo permaneceu constante: promover mudanças transformadoras para melhorar as condições de vida de todos e todas.”

Com o tema ‘Cidades de Oportunidades: Conectando Cultura e Inovação’ o evento busca dar ênfase na cultura como um instrumento fundamental para o crescimento e desenvolvimento das cidades. Juntamente com de diálogos de alto nível e mesas-redondas, assembleias para jovens, mulheres, governos locais e regionais, acontecerão também cerca de 400 eventos organizados por parceiros.

O WUF 10 apresenta uma Expo Urbana com mais de 170 expositores de cerca de 66 países, uma área abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e uma Biblioteca Urbana.

Até o momento, cerca de 50 prefeitos e governadores confirmaram sua participação no Fórum, vindos de cidades, estados e províncias de países de África, Europa, Ásia e América do Norte e do Sul. Representantes de alto nível de 15 agências da ONU, vários arquitetos premiados, bem como ministros de Estado também confirmaram presença.

Faltam apenas dez anos para atingir os ODS até a data prevista, que é 2030. O WUF10 será o primeiro grande evento da ONU a ser realizado na “Década de Ação”, que começa este mês. A ação conjunta das agências da Organização visa a aceleração de soluções sustentáveis para os maiores desafios do mundo.

As inscrições para o WUF10 são online, gratuitas e ficam abertas até 4 de fevereiro de 2020. Para mais informações, acesse wuf.unhabitat.org. No Twitter os usuários podem participar da conversa on-line usando a hashtag #WUF10. O evento pode ser seguido ao através do link em http://webtv.un.org/live/.

Sobre o ONU-HABITAT

O ONU-HABITAT trabalha em mais de 90 países apoiando pessoas nas cidades e assentamentos humanos para um futuro urbano melhor. Trabalhando com governos e parceiros locais, seus projetos combinam experiência global e conhecimento local para fornecer soluções oportunas e direcionadas.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável inclui um objetivo dedicado às cidades: o ODS 11 – “Tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. Há ainda a Nova Agenda Urbana, adotada em outubro de 2016 na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III.