Fórum Mundial da Água realiza nova consulta pública online com apoio de agência da ONU

Até 13 de agosto, está aberta uma rodada de consultas públicas online realizadas pelo 8º Fórum Mundial da Água. Qualquer pessoa, leigo ou especialista, pode dar sua contribuição aos debates. A Cap-Net, rede de capacitação em gestão da água do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), participa da iniciativa como moderadora dos debates.

Jovens deslocados internos enchem recipientes com água no acampamento Dalori, em Maiduguri, no estado de Borno, na Nigéria. Foto: UNICEF/Gilbertson

Jovens deslocados internos enchem recipientes com água no acampamento Dalori, em Maiduguri, no estado de Borno, na Nigéria. Foto: UNICEF/Gilbertson

Até 13 de agosto, está aberta uma rodada de consultas públicas online realizadas pelo 8º Fórum Mundial da Água. Na plataforma “Sua Voz”, desenvolvida especialmente para o encontro global, é possível participar de seis salas virtuais de discussões, divididas entre os temas clima, pessoas, desenvolvimento, cidades, ecossistemas e finanças. Qualquer pessoa, leigo ou especialista, pode dar sua contribuição.

Esse é o segundo ciclo de diálogos preparatórios para o evento, que acontece dos dias 18 a 23 de março de 2018 em Brasília. Durante a primeira rodada, que teve início em 13 de fevereiro e se encerrou nesta semana, a plataforma teve mais de 20 mil acessos, com destaque para visitantes do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia. Nos espaços de debate, foram feitas cerca de 550 sugestões sobre temas para o Fórum.

A Cap-Net, rede de capacitação em gestão da água do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), participa da iniciativa como moderadora dos debates no espaço sobre desenvolvimento. A equipe do Fórum esclarece que o portal é um lugar para que indivíduos de diferentes partes do mundo possam expressar suas opiniões e compartilhar experiências capazes de enriquecer as discussões sobre políticas de recursos hídricos.

A organização do Fórum sistematizou um relatório da primeira rodada, com estatísticas sobre os problemas e soluções debatidos na plataforma online. Acesse o documento clicando aqui.

Participe da nova rodada de consultas clicando aqui.

As pautas abordadas pelo público servirão de subsídios para que a equipe do Fórum defina a programação e as sessões do evento. Uma terceira rodada de discussões está prevista para começar em setembro. A plataforma “Sua Voz” está disponível em inglês e português e possui uma ferramenta de tradução para 90 idiomas.

8º Fórum Mundial

O Fórum Mundial da Água contribui para os diálogos que orientam processos decisórios globais sobre o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. O encontro é organizado pelo Conselho Mundial da Água, instituição que reúne cerca de 400 organismos internacionais, governamentais, da sociedade civil, do setor privado e da academia. Essas entidades parceiras estão espalhadas por aproximadamente 70 países.

Entre os membros do Conselho, estão a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT). A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) recebeu em janeiro de 2017 o estatuto de membro-observador.