Fórum Internacional discutirá papel do Brasil para o desenvolvimento da agricultura na África

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por e-mail até o dia 14 de maio, segunda-feira.

A capital federal sediará, nos próximos dias 17 e 19, um evento de alto nível das Nações Unidas sobre agricultura: o Fórum Internacional sobre a Cooperação Sul-Sul e o Desenvolvimento Agrícola na África. O evento reunirá, pela primeira vez, representantes de países africanos, da Europa e da China e os principais parceiros e atores do Governo Brasileiro para uma discussão sobre os resultados concretos da cooperação internacional na área agrícola. O evento também é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por e-mail até o dia 14 de maio, segunda-feira.

O evento, que acontece nos dias 17 e 18 de maio no auditório da representação da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Brasília, será aberto pelo Ministro Marco Farani, Diretor da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e pelo Coordenador-Residente do Sistema Nações Unidas e Representante-Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek. O fórum está sendo organizado pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) em parceria com o Future Agricultures Consortium (FAC) e o Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), contando com o apoio da ONU Mulheres, da Articulação Sul e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD). Dentre os participantes internacionais do fórum, destacam-se especialistas do Sistema das Nações Unidas, em especial do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e representantes da sociedade civil dos países africanos, além de diversas autoridades do Governo Federal.

Questões principais

Dentre os temas centrais da discusão internacional, destacam-se os seguintes:

• O Brasil como ator da cooperação internacional para o desenvolvimento: princípios, políticas e práticas

• Desenvolvimento agrícola e crescimento inclusivo no Brasil: quais expectativas para a África?

• Agricultura, mudanças climáticas e crescimento inclusivo na África: quais as perpectivas para a cooperação sul-sul?

• O papel do Brasil e da China na África: quais as principais semelhanças e diferenças na cooperação sul-sul?

Expectativas

O principal objetivo do fórum internacional é identificar as questões a serem abordadas para a formulação de um plano de ação para a Cooperação Sul-Sul com o foco em novas políticas para o desenvolvimento agrícola na África, levando em consideração os desafios de promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Tendo este objetivo em mente, o fórum foi estruturado de tal modo que os participantes possam ter acesso a uma ampla gama de experiências internacionais, a partir do intercâmbio com os atores diretamente envolvidos nas atividades de cooperação na área agrícola.

O evento representará um espaço único de debate entre os diversos atores envolvidos na questão do desenvolvimento da agricultura, representando as perspectivas dos governos centrais, as demandas das diversas organizações da sociedade civil, as experiências dos gestores locais e dos organismos internacionais e resultados de recentes pesquisas e avaliações das Nações Unidas.

Serviço

“Papel da Cooperação Sul-Sul no Desenvolvimento Agrícola na África”
Local: Auditório da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) – Setor de Embaixadas Norte (SEN), Brasília – DF
Data: 17 e 18 de maio
Horário: 9h30min – 17h30min
Incrições: Enviar nome completo e instituição de trabalho/estudo para pablo.burkolter@ipc-undp.org VAGAS LIMITADAS E PENDENTES DE CONFIRMAÇÃO
Credenciamento de imprensa: Enviar nome completo e veículo para francisco.filho@ipc-undp.org
Website do fórum: http://www.future-agricultures.org/events/south-south-cooperation

Informações para imprensa

Francisco Filho, Assessor de Comunicação
Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)
E-mail: francisco.filho@ipc-undp.org
Telefone: 61 2105 5036 / 5019