Fórum Global de Nutrição Infantil 2017 será em Montreal

A edição deste ano do Fórum Global de Nutrição Infantil acontecerá em Montreal entre os dias 17 e 21 de setembro. Organizado pela Global Child Nutrition Foundation e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, é o maior evento global dedicado à alimentação escolar e será realizado no Canadá pela primeira vez.

Foto: PMA

Foto: PMA

A edição deste ano do Fórum Global de Nutrição Infantil acontecerá em Montreal entre os dias 17 e 21 de setembro. O Fórum é o maior evento global dedicado à alimentação escolar e será realizado no Canadá pela primeira vez.

A Global Child Nutrition Foundation e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, instituições responsáveis pela organização do Fórum todos os anos, uniram-se a Breakfast Club of Canada para realizar o encontro.

Em cinco dias, o Fórum reunirá mais de 400 lideranças de 50 países, incluindo representantes de governos, organizações da sociedade civil, instituições internacionais de desenvolvimento e o setor privado. O objetivo é apoiar governos de todo o mundo na construção de programas de alimentação escolar vinculados à agricultura local.

Os participantes terão oficinas e palestras desenhadas para fortalecer as capacidades de governos de implementar programas nacionais de alimentação escolar; envolver empresas para fortalecer a cadeia de fornecimento de alimentos e ampliar a vontade política de implementar a alimentação escolar; e conscientizar sobre alimentação escolar para garantir apoio a esses programas e à criação de novos canais de recursos.

Lançamento

O Fórum foi oficialmente lançado em 22 de fevereiro. Para o diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban, o Fórum é um espaço para que os países discutam desafios e compartilhem soluções. “Promover a cooperação Sul-Sul e os investimentos no fortalecimento das capacidades de governos são exemplos de como o Fórum apoia os países a atingir o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O prefeito de Montreal, Denis Coderre, lembrou a tradição do trabalho cooperativo: “Na cidade de Montreal é uma tradição trabalhar de forma próxima com nossa comunidade e parceiros institucionais para oferecer aos cidadãos, e particularmente às crianças mais vulneráveis, um ambiente que os ajude a atingir todo seu potencial”.

O presidente do Breakfast Club of Canadá, Daniel Germain, disse que mais de um milhão de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no país e lembrou a importância da alimentação escolar. Já a diretora executiva da Global Child Nutrition Foundation, Arlene Mithcell, lembrou que o Fórum deve destacar temas relacionados à nutrição infantil, fomentar a cooperação entre países e incentivar o desenvolvimento de novos programas e novas fontes de renda.

Parceiros

O Centro de Excelência contra a Fome foi lançado conjuntamente pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas e o Brasil em 2011, como um centro de soluções para vencer a fome e a desnutrição. O Centro é uma ponte entre países do Sul na área de segurança alimentar e aproveita experiências de sucesso para compartilhar conhecimentos e inovações em políticas públicas com países em desenvolvimento. Primordialmente focado em vincular sistemas de alimentação escolar com a produção agrícola local, o Centro provê assistência técnica a governos nacionais para desenhar, aprimorar, expandir e eventualmente conduzir seus próprios programas de alimentação escolar.

A Global Child Nutrition Foundation é uma rede global de governos, empresas e organizações da sociedade civil que trabalha junta para apoiar programas nacionais de alimentação escolar, com compra local de alimentos, que sirvam refeições nutritivas para ajudar crianças, comunidades e nações ao redor do mundo a prosperar. Desde 1998, o Fórum Global de Nutrição Infantil reúne anualmente líderes de diversos países para cinco dias de treinamento intensivo, assistência técnica e planejamento, para estabelecer e apoiar programas nacionais e sustentáveis de alimentação escolar. Ao compartilhar suas experiências e desafios, uma aliança informal de lideranças dedicadas a promover a alimentação escolar surgiu. Como resultado, o Fórum se tornou um catalisador global para o desenvolvimento da alimentação escolar.

Nos últimos 22 anos, o Breakfast Club of Canada vem nutrindo o potencial de crianças ao assegurar que tenham acesso a refeições matinais nutritivas antes da escola. A instituição se alia a comunidades e organizações regionais para desenvolver soluções específicas para as necessidades locais. Agora operando de costa a costa, a instituição ajuda a alimentar mais de 163 mil estudantes diariamente em 1.455 escolas do Canadá.