Fórum da ONU chega a acordo para melhorar manejo sustentável das florestas

Os 197 Estados-membros do Fórum reconhecem papel fundamental das florestas para o desenvolvimento e avaliam criação de fundo global para apoiar manejo sustentável. Entre medidas a serem adotadas pelos governos nacionais está a coleta de dados substanciais para combater as causas do desmatamento e da degradação das florestas.

O Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, realizado em Istambul, na Turquia, foi concluído no sábado (20) com um acordo sobre manejo sustentável das matas e a possibilidade de criação de um fundo para cobrir os gastos dessa iniciativa.

Foto: UN Photo/Kibae Park

Foto: UN Photo/Kibae Park

Reconhecendo o papel vital das florestas para a vida e a subsistência, os 197 países-membros do Fórum – que é o único organismo internacional que aborda todas as questões de política florestal e de árvores – pediram que os governos adotem uma série de medidas para melhorar o manejo sustentável das florestas. Entre essas ações está a coleta de dados substanciais para combater as causas do desmatamento e da degradação das florestas.

Apesar de reconhecer que não existe uma única solução que atenda a todas as necessidades para o financiamento florestal, o Fórum concordou que múltiplas fontes de financiamento, nos níveis nacional, regional e internacional, são necessárias. Esses recursos devem ser públicos e privados, podendo ser criado um fundo florestal global voluntário.

“Existe agora um reconhecimento maior do que nunca que as florestas são essenciais para o desenvolvimento econômico e sustentável”, disse a diretora do Secretariado do Fórum,  Jan McAlpine.

“Os países inovaram e concordaram em tomar medidas que demonstram a necessidade de gerir de forma sustentável as nossas florestas para que elas possam continuar sendo uma fonte de subsistência e de desenvolvimento econômico mais amplo, incluindo ar limpo, água limpa e biodiversidade – todas levando à erradicação da pobreza”, acrescentou McAlpine.