Força de Paz da ONU elogia melhoria das operações policiais haitianas

A força policial haitiana está se tornando muito mais eficaz na captura e prisão de uma série de suspeitos recentemente acusados de seqüestrar, enviando assim umsinal claro aos criminosos, disse a Missão de Paz das Nações Unidas para o país caribenho (MINUSTAH).

A força policial haitiana está se tornando mais eficaz na captura e prisão de uma série de suspeitos acusados de sequestros recentes e no envio de um sinal claro aos criminosos, disse a Missão de Paz das Nações Unidas para o país caribenho (MINUSTAH).

A Missão elogiou a força policial (PNH) por realizar duas operações bem sucedidas na cidade de Croix-des-Bouquets desde sexta-feira (13), que levou à libertação de três sequestrados e na prisão de cinco pessoas. Um dos presos estava sendo procurado desde que fugiu da penitenciária nacional haitiana na sequência do catastrófico terremoto de 12 de janeiro.

O Porta-voz da Polícia da ONU (UNPOL), Jean-Francois Vezina, servindo na Missão, disse que as operações fornecem “uma mensagem clara” da PNH na luta contra o crime, especialmente em sequestros, que são um problema persistente no país empobrecido.

A Missão e a UNPOL têm um mandato para fortalecer a capacidade da polícia nacional haitiana, de modo que esta possa melhor servir a população.