FAO: pobreza rural aumenta pela 1ª vez em dez anos na América Latina e Caribe

Agricultora alimenta animais de criação na Nicarágua. Foto: FAO

Pela primeira vez em uma década, a miséria no campo aumentou na América Latina e Caribe. O alerta vem da primeira edição do relatório Panorama regional da Pobreza Rural, que será divulgado na próxima quarta-feira (21) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Lançamento da publicação acontece em Buenos Aires, na Argentina, em coletiva de imprensa com transmissão ao vivo pela internet.

O documento da FAO analisa em profundidade a evolução da pobreza rural na região, bem como seu efeito sobre a migração e seu impacto sobre as mulheres e os povos indígenas. O relatório discute ainda as diferenças de desenvolvimento entre as áreas urbanas e rurais dos países latino-americanos e caribenhos.

O panorama também propõe cinco áreas-chave para políticas que visem eliminar a miséria em zonas agrícolas. A pesquisa é a primeira edição do que será uma publicação anual do Escritório Regional da FAO.

A coletiva de imprensa poderá ser acompanhada ao vivo por streamingclique aqui para assistir. O lançamento tem início às 10h30 (horário de Buenos Aires).

Participam do evento o representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Julio Berdegué, a pesquisadora do Instituto de Estudos Peruanos (IEP), Carolina Trivelli, e o oficial de Políticas de Desenvolvimento Rural da FAO, Luiz Carlos Beduschi.

Aos jornalistas interessados em obter uma cópia sob embargo do relatório, é necessário escrever para: benjamin.labatut@fao.org.