FAO lança 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo para a região Sul do Brasil

Podem participar jornalistas diplomados dos três estados da região Sul, com matérias e reportagens publicadas entre janeiro de 2013 a dezembro de 2014. Os trabalhos poderão ser inscritos em três categorias: jornalismo impresso (jornais e revistas), eletrônico (rádio e televisão) e mídia digital (sites e blogs). O prazo é dia 31 de dezembro de 2014.

Imagem: FAOA Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou em Curitiba (PR) o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo – Região Sul do Brasil. Em setembro, o prêmio será lançado também em Florianópolis (SC) e em Porto Alegre (RS).

Podem participar os jornalistas diplomados dos três estados da região Sul, com matérias e reportagens publicadas em veículos de circulação e veiculação periódica no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. Os trabalhos poderão ser inscritos em três categorias: jornalismo impresso (jornais e revistas), eletrônico (rádio e televisão) e mídia digital (sites e blogs). Cada participante poderá inscrever até três trabalhos. O prazo é dia 31 de dezembro de 2014, pelo site do evento.

A agricultura familiar é a atividade agrícola de base familiar, intimamente ligada ao desenvolvimento rural. Consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola, gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão de obra familiar.

Tanto em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante em 68% das propriedades de produção de alimentos e tem papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural de uma comunidade, município, região, Estado e País. No Brasil, 77% dos empregos gerados no setor agrícola são atribuídos à agricultura familiar, segundo o relatório “Perspectivas da Agricultura e do Desenvolvimento Rural nas Américas 2014: uma visão para a América Latina e Caribe”, da FAO.

Mais informações sobre inscrições e o regulamento estão disponíveis no site www.premioagriculturafamiliar.jor.br