FAO divulga iniciativas brasileiras de combate a fome e pobreza para países lusófonos

Livro ‘Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras’, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), foi apresentado em setembro em fórum da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Publicação pode ser acessada online.

Foto: MDA/FIDA/Ubirajara Machado

Foto: MDA/FIDA/Ubirajara Machado

Em fórum da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre segurança alimentar realizado em Lisboa ao final de setembro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentou uma de suas mais recentes publicações sobre experiências do Brasil no combate à miséria e à desnutrição.

O livro “Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras” foi distribuído entre representantes de governos, ONGs, instituições de pesquisa e organismos políticos de Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Timor-Leste e Brasil.

O especialista Caio Galvão de França, um dos autores do volume, apresentou a pesquisa para membros da sociedade civil e também em uma sessão do evento sobre compras públicas de alimentos. A CPLP acredita que os conhecimentos disponíveis na publicação serão úteis para futuras parcerias entre países lusófonos e a FAO envolvendo a replicação de iniciativas brasileiras.

Os temas abordados pelo fórum incluíram a governança da terra, a formalização da agricultura familiar, aquisições de comida pelos Estados e políticas de estímulo à agroecologia.

Os assuntos serão discutidos na próxima reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, que acontece em outubro no Brasil. O encontro antecede a cúpula de chefes de Estado do organismo lusófono, onde deverá ser debatida uma proposta de diretrizes comuns sobre apoio e incentivo à agricultura familiar nos países-membros.

Acesse o livro na íntegra aqui.