Família Schurmann e ONU Meio Ambiente lideram movimento para consumo consciente

Defensora da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, a família Schurmann e convidados navegaram em julho ao lado de golfinhos, mas também recolheram micro plásticos nos oceanos. Nas areias de praias desertas dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, a tripulação também encontrou resíduos, principalmente plásticos.

A Conexão Schurmann #MaresLimpos/Rio–Ilhabela foi registrada em documentário que estreia nesta terça-feira (15), Dia do Consumo Consciente. Com 11 minutos, a produção evidencia a invasão de embalagens descartáveis em paisagens paradisíacas, além de apresentar soluções e comportamentos que podem ajudar a reverter esse cenário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Defensora da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, a família Schurmann e convidados navegaram em julho ao lado de golfinhos, mas também recolheram micro plásticos nos oceanos. Nas areias de praias desertas dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, a tripulação também encontrou resíduos, principalmente plásticos.

A Conexão Schurmann #MaresLimpos/Rio–Ilhabela foi registrada em documentário que estreia nesta terça-feira (15), Dia do Consumo Consciente. Com 11 minutos de duração, a produção evidencia a invasão de embalagens descartáveis em paisagens paradisíacas, além de apresentar soluções e comportamentos que podem ajudar a reverter esse cenário.

Com o vídeo, a ONU Meio Ambiente e a família Schurmann esperam gerar um movimento capaz de sensibilizar a população para a importância do consumo consciente.

A experiência também teve a presença a bordo dos atores Hugo Bonemer, Priscila Sol e Dani Moreno; do youtuber Maicon Santini; do podcaster e apresentador Felipe Solari; da jornalista ambiental Paulina Chamorro; e do fundador do Instituto Ecosurf João Malavolta, que compartilharam a produção, convidando seguidores a adotar um comportamento mais responsável.

“Reunimos a bordo uma tripulação sensível e engajada. Naturalmente, chegamos a um conteúdo revelador e inspirador. Por isso, decidimos, junto com a ONU Meio Ambiente, fazer desse vídeo um instrumento público de conscientização”, diz David Schurmann, cineasta e diretor da produção.

“A partir dos primeiros minutos desta terça, todos podem conferir como foi a Conexão Schurmann #MaresLimpos/Rio–Ilhabela e, se desejarem, compartilhar o nosso vídeo e participar desse movimento em prol do consumo consciente e dos nossos oceanos”, completa.

Para a ação, a família Schurmann convida tripulantes de edições anteriores do Conexão Schurmann, além de outras personalidades, influenciadores e formadores de opinião.

“Neste Dia do Consumo Consciente, convidamos todas as pessoas a repensar sua forma de consumo, optando por escolhas mais responsáveis no cotidiano. Isso inclui tanto buscar informações sobre o impacto do que estamos comprando quanto refletir sobre a real necessidade daquele consumo”, afirma a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

“Uma mudança na forma como produzimos e consumimos, em prol de uma sociedade mais sustentável, é tão importante que os 193 Estados-membros das Nações Unidas escolheram este tema como um dos 17 Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, na forma do ODS 12”, declara.

O Conexão Schurmann #MaresLimpos/Rio–Ilhabela foi filmado entre 19 e 26 de julho, quando a família Schurmann percorreu os litorais de Rio de Janeiro e São Paulo, testemunhando os efeitos da invasão plástica nas águas e até mesmo nas areias de praias desertas.

#MaresLimpos

Há dois anos, a campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente tem inspirado governos, empresas e sociedade a se engajar na luta contra os plásticos descartáveis e sua consequente invasão nos oceanos, colocando em risco a vida marinha e das próprias pessoas.

Em paralelo às iniciativas que restringem, por exemplo, a distribuição de canudos e sacolas plásticas em cidades e estados brasileiros, a iniciativa busca mobilizar a população em prol de um consumo mais consciente para reduzir sua pegada de plástico.

A estimativa é de que, todos os anos, de 8 milhões a 13 milhões de toneladas de plástico cheguem aos oceanos. Além de poluírem as águas, esses resíduos causam a morte de 100 mil animais marinhos e de 1 milhão de pássaros.

Defensora mundial da campanha, a família Schurmann vem recebendo convidados especiais a bordo, capazes de alcançar milhões de seguidores em suas redes sociais de forma a ampliar a conscientização e o engajamento da população para a necessidade de mudanças urgentes de comportamento.

A Conexão Schurmann #MaresLimpos registra o dia a dia dessas personalidades a bordo, o contato com a natureza e com os danos causados pela ação humana, servindo de instrumento de alerta, conscientização e engajamento de diferentes públicos.

Para viabilizar a última edição do projeto, a família Schurmann teve o patrocínio de BRK Ambiental e Estácio, além de outros apoiadores.

Assista ao vídeo: