Falta uma semana para se inscrever no Prêmio Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico CEPAL-UNAM

Falta uma semana para o prazo de inscrição de trabalhos para o Prêmio Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico Juan F. Noyola, realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Falta uma semana para o prazo de inscrição de trabalhos para o Prêmio Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico Juan F. Noyola, realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Este prêmio, que será promovido a cada dois anos, destina-se a acadêmicos, profissionais e intelectuais que vivem na América Latina. Os habilitados poderão apresentar um trabalho monográfico original e inédito. A pesquisa deverá abordar questões de desenvolvimento econômico, trazer aspectos teóricos e empíricos e contribuir para a análise e formulação de alternativas para sua solução. Os trabalhos vencedores serão apresentados no âmbito de um seminário internacional, a ser realizado na UNAM. O primeiro colocado receberá 100 mil pesos mexicanos e o segundo, 30 mil pesos mexicanos. A pesquisa pode ser individual, coletiva ou uma tese de pós-graduação.

Para consultar as regras da premiação, clique aqui ou acesse as páginas www.cepal.org.mx e www.iiec.unam.mx

O júri do Prêmio Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico Juan F. Noyola é composto pelos seguintes especialistas: Verónica Villarespe, Diretora do Instituto de Pesquisas Econômicas da UNAM; Juan Carlos Moreno-Brid, Coordenador de Pesquisas da sede sub-regional da CEPAL no México; Juan Alberto Fuentes, Conselheiro Regional da CEPAL; Oscar Ugarteche, Professor e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas da UNAM; Mauricio de Maria, Diretor do Instituto de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Sustentável e Igualdade Social da Universidade Iberoamericana; e Carlos Bustamante, Professor e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas da UNAM.

Este prêmio é uma homenagem ao economista mexicano Juan Francisco Noyola Vázquez (1922-1962), reconhecido como um dos autores da teoria estruturalista latino-americana, que se especializou na análise de questões relacionadas com a inflação. Morreu em um acidente de avião aos quarenta anos. Juan Francisco Noyola cursou a então Escola de Economia da UNAM e fazia parte de um grupo de economistas latino-americanos reunidos por Raúl Prebisch na CEPAL em 1950, entre os quais destacamos o brasileiro Celso Furtado, os chilenos Aníbal Pinto e Osvaldo Sunkel, e o também mexicano Victor Urquidi.

As monografias serão recebidas no Instituto Acadêmico de Pesquisas Econômicas da UNAM, Circuito Mario de la Cueva s/n, Prédio A, segundo andar, corretor direito, Cidade Universitária, 04510, México, D. F.

Para mais informações, entre em contato com Pedro Cote, pedro.cote@cepal.org, telefone 52 55 5263 9714 ou entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Instituto de Pesquisas Econômicas da UNAM, nos telefones (52 55) 5323 0141, 5623 0127 e 5623 0101.