Exposição em Brasília celebra 65º aniversário da ONU e conta história da cooperação com o Brasil

Comemorado no dia 24 de outubro, o 65º aniversário da Organização das Nações Unidas será celebrado, no Brasil, com uma exposição fotográfica que conta a história da cooperação entre o País e a ONU. A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira (dia 25/10) às 17h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Coordenador-Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, além de ministros de Estado, representantes do corpo diplomático e das agências, fundos e programas da ONU que atuam no País.

Brasília e Rio de Janeiro – Comemorado no dia 24 de outubro, o 65º aniversário da Organização das Nações Unidas será celebrado, no Brasil, com uma exposição fotográfica que conta a história da cooperação entre o País e a ONU. A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira (dia 25/10) às 17h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Coordenador-Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, além de ministros de Estado, representantes do corpo diplomático e das agências, fundos e programas da ONU que atuam no País.

Em 1945, o Brasil, um dos 44 Estados-Membros da Administração das Nações Unidas de Assistência e Reabilitação (UNRRA), envia feijão brasileiro para a Grécia, através do porto de Pireu. A UNRRA surgiu de uma proposta do Presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt, em 1943, para prestar socorro às áreas libertadas do Eixo durante a II Guerra Mundial, formando a “primeira Organização das Nações Unidas”. Ela foi estabelecida para “coordenar, administrar e organizar medidas para o alívio das vítimas da guerra em qualquer área sob o controle de qualquer uma das Nações Unidas, através do fornecimento de alimentos, combustível, vestuário, habitação e outras necessidades básicas.” Foto: ©ONU/Seção de Administração dos Arquivos e RegistrosA exposição ‘Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações‘ conta, por meio de fotos históricas e inéditas, a participação do Brasil no processo de criação e consolidação da ONU, que foi fundada em 1945 e que hoje reúne 192 Estados-Membros. Outras imagens retratam diferentes projetos implementados em cooperação com as Nações Unidas, tanto no País como no exterior, e programas de assistência humanitária em situações de desastres naturais e reconstrução pós-conflito.

A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que dedicaram sua vida e marcaram a história da Organização, celebrando as conquistas alcançadas. Há ainda módulos especiais dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova Iorque, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores da Boa Vontade das diferentes agências que compõem o Sistema ONU. No total, 85 fotos dão um panorama diversificado e atual sobre a parceria entre a ONU e o Brasil, que atualmente se posiciona como um dos novos líderes da comunidade internacional do século XXI.

A partir do dia 25 de outubro a exposição estará também disponível de maneira virtual através de um website especialmente criado para o Dia da ONU: www.unicrio.org.br/onu2010

A exposição “Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações” ficará aberta ao público entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, no saguão de entrada do Palácio Itamaraty, em Brasília das 14h00 às 16h30 (entre segunda e sexta-feira) e das 10h00 às 15h30 (durante os finais de semana e feriados). A entrada é franca.

Mais informações

Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil | UNIC Rio
Gustavo Barreto | email: gustavo.barreto@unic.org
office: +55(21) 2253-2211 | mobile: +55(21) 8185-0582
website: www.unicrio.org.br | twitter.com/unicrio