Ex-comissária da UNRWA será conselheira de Cúpula da ONU sobre migrantes e refugiados

Além de presidir agência da ONU para refugiados da Palestina, Karen AbuZayd trabalhou por 19 anos para o ACNUR. Desde 2011, a dirigente integra a Comissão de Investigação Independente sobre a Síria.

Karen AbuZayd será conselheira especial da Cúpula da ONU sobre movimentos em massa de migrantes e refugiados. Foto: ONU / Paulo Figueiras

Karen AbuZayd será conselheira especial da Cúpula da ONU sobre movimentos em massa de migrantes e refugiados. Foto: ONU / Paulo Figueiras

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta terça-feira (5) a nomeação da norte-americana Karen AbuZayd para o cargo de conselheira especial da Cúpula da ONU sobre os movimentos em larga escala de migrantes e refugiados. Desde 2011, a especialista integra a Comissão de Investigação Independente sobre a Síria.

A Cúpula, que reunirá agências da ONU e os Estados-membros no âmbito da Assembleia Geral, está agendada para 19 de setembro de 2016, um dia antes da abertura do debate anual do organismo da Organização.

AbuZayd ficará responsável por realizar consultas com agências, países e outras partes interessadas antes do encontro. A conselheira também vai monitorar a elaboração do relatório do secretário-geral sobre os movimentos em massa de refugiados e migrantes. O documento será encaminhado à Assembleia Geral em maio desse ano.

A recém-nomeada integrante da Cúpula foi designada comissária-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) em 2005, ocupando o cargo até 2010. Antes de dirigir a agência, AbuZayd já havia trabalhado por 19 anos para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), atuando como chefe de missão em Sarajevo durante a Guerra da Bósnia e também desempenhando outras funções no Sudão, na Namíbia e em Serra Leoa. Na sede do ACNUR em Genebra, foi chefe de gabinete e representante regional dos Estados Unidos e o Caribe.