Eventos em parceria com UNICEF reúnem adolescentes da Amazônia

Encontro quer desenvolver participação política e controle social dos jovens e focar pautas discutidas por eles.

Foto: DivulgaçãoEntre os dias 8 e 10 de abril, em Belém (PA), será realizado o Encontro Amazônico de Adolescentes, no Espaço do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús). E, na quinta-feira, 11 de abril, será realizado o Colóquio Amazônico de Adolescentes, no Centro de Memória da Amazônia também em Belém. No Colóquio, a Carta de Princípios para Crianças e Adolescentes da Amazônia, a ser produzida durante o Encontro, será apresentada.

Entre os objetivos dos eventos estão o desenvolvimento nos adolescentes de competências para o exercício da participação política e controle social, além do debate sobre a violação de direitos de crianças e adolescentes. Os encontros também querem focar pautas pensadas e discutidas pelos próprios jovens e que sejam relevantes para suas vidas e de suas famílias e levantar com isso um amplo diálogo com autoridades e com a própria comunidade.

Dentre os temas que serão debatidos estão a criminalização da juventude, a participação dos jovens nas políticas públicas e os recursos públicos para adolescentes e jovens na Amazônia.

Cerca de 100 adolescentes de toda a região participarão dos eventos, que são promovidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Cedeca-Emaús e o Governo do Estado do Pará. Foram convidados para o Colóquio governadores e secretários estaduais de Assistência Social de toda a Amazônia Legal brasileira.

Mais informações

Escritório do UNICEF em Belém
Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: belem@unicef.org