Evento para debater maternidade no sistema prisional do Rio de Janeiro conta com apoio do UNICEF

Entre 5 e 7 de dezembro, a Unidade Materno Infantil (UMI), no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu (RJ), recebe a 5ª Semana do Bebê.

Evento é promovido pelo governo do estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Objetivo é discutir o bem-estar e os direitos das gestantes, mães e bebês no sistema prisional do estado, com o tema “Ser mãe é transformar a vida em um novo começo”. Edição deste ano conta com rodas de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos; oficinas; atividades com familiares; e momentos de cuidados de beleza, incluindo desfile das mães e gestantes no último dia do evento.

5ª Semana do Bebê tem o apoio do UNICEF e aborda direitos de gestantes, mães e seus bebês no sistema prisional do Rio de Janeiro. Foto: Renata Caldeira / Ponte.

5ª Semana do Bebê tem o apoio do UNICEF e aborda direitos de gestantes, mães e seus bebês no sistema prisional do Rio de Janeiro. Foto: Renata Caldeira / Ponte.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Unidade Materno Infantil (UMI), promove a V Semana do Bebê. Evento conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil e demais parceiros.

Edição deste ano tem como tema “Ser mãe é transformar a vida em um novo começo”, e conta com uma série de debates e oficinas com gestantes, mães e bebês no sistema prisional.

Evento ocorre entre 5 e 7 de dezembro, na sede da UMI, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

Programação

Entre as ações planejadas, destacam-se:

  • oficina de confecção de bonecas abayomi;
  • oficina Doulando Vidas;
  • roda de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos;
  • roda de conversa sobre visitação no sistema prisional;
  • atividades com os familiares;
  • e momentos de cuidados de beleza, incluindo desfile de mães e gestantes.

Quem promove

Imagem: Seap.

Imagem: Seap.

A Semana do Bebê é uma parceria da Seap com o UNICEF Brasil; Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas de Infância e Juventude e Idoso (CEVIJ – TJ/RJ); Ministério Público do Rio de Janeiro; Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Coletivo Doulando Vidas; Fundação Angelica Goulart; Humaniza Rio; Associação Brasileira Terra dos Homens; e o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).

A imprensa está autorizada para a cobertura no dia 7 de dezembro – Dia do Desfile Mamãe UMI e da Oficina de SPA.

Mais informações:

ascomseap@gmail.com