Evento da ONU no Rio, nesta sexta-feira (12), debate direitos de pessoas LGBT no trabalho

O coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, o deputado federal Jean Wyllys e representantes de organizações da sociedade civil participam nesta sexta-feira, dia 12, de um evento sobre o tema na sede da OAB/RJ, como parte das iniciativas da ONU em resposta à discriminação.

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Nesta sexta-feira (12), a partir das 9h30, um debate e o lançamento do manual da ONU “Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho”, que contará com a presença do coordenador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, o deputado federal Jean Wyllys e representantes de organizações da sociedade civil, acontece na sede da OAB do Rio de Janeiro.

Também participam da iniciativa o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous; Carlos Tufvesson (CEDS-Rio); Claudio Nascimento (Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos do RJ); Reinaldo Bulgarelli (Txai – Consultoria e Educação); Margarida Pressburger (Representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção à Tortura das Nações Unidas) e Alessandra Ramos (Transrevolução/RJ).

O manual “Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho” é um documento estratégico para ampliar e fortalecer as oportunidades no mercado de trabalho para pessoas LGBT. Resultado de uma iniciativa conjunta entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a publicação oferece diretrizes para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho por meio de histórias reais de pessoas que sofreram discriminação no ambiente profissional.

O evento se insere nas iniciativas lideradas pela ONU em resposta à discriminação. Entre elas a campanha Zero Discriminação, lançada em mundialmente em 1º de março pelo UNAIDS e seus 11 copatrocinadores (ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial) e a campanha Livres & Iguais, lançada este ano no Brasil pelo Escritório de Coordenação do Sistema ONU, com apoio de diversos organismos (PNUD, ACNUDH, UNICEF, UNESCO, UNAIDS, UNFPA, OIT, ONU Mulheres e UNIC Rio).

As duas campanhas buscam conscientizar o público sobre a violência e a discriminação homo-lesbo-transfóbica e, dessa maneira, promover a efetividade dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais por todo o mundo. Elas contam com apoio de diferentes parceiros como governos, empresas, artistas e sociedade civil organizada.

Serviço

Lançamento do manual “Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho”
Quando: sexta-feira, 12/12, das 9h30 às 13h30
Onde: OAB/RJ – Av. Marechal Câmara, 150 – Rio de Janeiro – RJ (ao lado do aeroporto Santos Dumont)

Programação do evento

9h30 – Credenciamento e retirada do manual
10h – Abertura: Dr. Wadih Damous (OAB/RJ) e Dr. Jorge Chediek (Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil)
10h30 – Apresentação do Manual: Beto de Jesus (Txai – Consultoria e Educação)
10h45 – Mesa de discussão: Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho – Combatendo a homo-lesbo-transfobia
Carlos Tufvesson (Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual/CEDS-RIO)
Claudio Nascimento (Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difuso/RJ)
Jean Wyllys (Deputado Federal, CDHM)
Margarida Pressburger (Representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção à Tortura das Nações Unidas)
Reinaldo Bulgarelli (Txai – Consultoria e Educação)
Alessandra Ramos (Transrevolução/RJ)
Mediação: Raquel Castro (Comissão de Direito Homoafetivo OAB/RJ)

13h – Discussão com o público

13h30 – Encerramento

Contato para imprensa:
OIT Brasil: Ana Paula Canestrelli – Tel. (61) 9922-6022 canestrelli@ilo.org
UNAIDS Brasil: Daniel de Castro – Tel. (61) 3038 9221 decastrod@unaids.org