Evento da ONU na China promove comércio eletrônico e indústria verde nos BRICS

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) realizou no fim de setembro (19) um fórum em Xiamen, na China, para divulgar a experiência de empresas verdes chinesas e promover o comércio eletrônico entre pequenas e médias empresas (PME).

O foco do evento foram países dos BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e o “One Belt, One Road”, ambicioso plano de investimentos chinês para estimular o comércio e o crescimento econômico na Ásia e em outras regiões do globo.

O comércio eletrônico é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, segundo a UNIDO. Foto: EBC

O comércio eletrônico é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, segundo a UNIDO. Foto: EBC

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) realizou no fim de setembro (19) um fórum em Xiamen, na China, para divulgar a experiência de empresas verdes chinesas e promover o comércio eletrônico entre pequenas e médias empresas (PME) por meio de parcerias público-privadas.

O fórum teve como foco as economias dos BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e a cooperação de negócios dentro do plano de investimentos chinês “One Belt, One Road”. O encontro foi realizado paralelamente à Feira Internacional de Investimento e Comércio da China, que ocorreu de 18 a 21 de setembro.

Em mensagem por vídeo durante a abertura do evento, o diretor-geral da UNIDO, LI Yong, lembrou que “o comércio eletrônico é um dos setores com atividade econômica mais dinâmica do mundo, oferecendo novos modelos de negócios inovadores e oportunidades de emprego em todos os países, incluindo para mulheres e jovens”.

“Para as PME, o comércio eletrônico, por meio de crescente conectividade e do comércio, como previsto pela iniciativa ‘One Belt, One Road’, oferece enorme potencial de crescimento inclusivo”, declarou.

A feira, organizada pelo Ministério do Comércio da China e pelo governo da província de Fujian, em cooperação com a UNIDO, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e outros parceiros, é um dos maiores eventos internacionais de promoção do comércio e do investimento.

O fórum da UNIDO, realizado em cooperação com o comitê organizador da feira e outros parceiros, reuniu tomadores de decisão dos países dos BRICS e de outras nações, assim como representantes do setor privado e da academia.

Durante o fórum, participantes discutiram os benefícios do comércio eletrônico e estratégias para promover parcerias público-privadas e o desenvolvimento do e-commerce nas PME nos países dos BRICs e da iniciativa “One Belt, One Road”, que incluem países do Centro, Sul, Sudeste e Nordeste da Ásia, do Leste Europeu, da África, do Oriente Médio, entre outros.

Empresas chinesas compartilharam suas experiências no desenvolvimento industrial verde e discutiram cooperação com empresas e organizações estrangeiras. As discussões também incluíram questões de responsabilidade socioambiental das empresas. Participantes de Bangladesh, Camboja, Índia, Irã, Tailândia, Vietnã e outros países propuseram uma série de setores para cooperação com a UNIDO, e apresentaram boas práticas em investimentos verdes e finanças.


Mais notícias de:

Comente

comentários