‘Estamos chegando mais perto de uma solução’, diz enviado da ONU à Líbia sobre o fim do conflito

Abrindo última rodada de negociações sobre o fim da crise no país, Bernardino León disse estar ansioso pela possibilidade de um acordo que seja aceito por todos.

Menino segura a bandeira líbia. Foto: ONU

Menino segura a bandeira líbia. Foto: ONU

O enviado da ONU para a Líbia disse nesta quinta-feira (25) que o fato de todos os participantes no diálogo aceitarem o quarto projeto de proposta como base para uma solução política definitiva é “extremamente encorajador”.

Antevendo o que ele espera ser a última rodada de conversações políticas apoiada pelas Nações Unidas sobre a Líbia, ele espera que o documento sirva para chegar a um acordo durante as discussões ao longo dos próximos dias.

Bernardino León, representante especial das Nações Unidas para Líbia, se encontra em Skhirat, Marrocos, onde ocorrem as negociações com base no projeto de proposta política que ele apresentou para as partes, há duas semanas.

Ele disse que as partes e a facilitação da ONU estão “chegando mais perto de uma solução”, encorajado pelo fato de que todos os interessados haviam aceitado o projeto como uma base para uma solução final. “Então, nós estamos realmente ansiosos para nossas discussões nos próximos dias e a possibilidade de ter um acordo que seja aceito por todos”.