Especialistas e formuladores de políticas públicas discutem coleta de dados, monitoramento e avaliação

Entre os dias 3 a 5 de novembro, 40 representantes de 15 países discutirão como as estatísticas nacionais podem ser usadas para melhorar as políticas de Monitoramento e Avaliação e as Capacidades Nacionais de Avaliação. Evento, com transmissão ao vivo, é organizado por agências da ONU e diversos parceiros.

Comunidade internacional discute avaliação e monitoramento de políticas públicas, durante evento NEC em 2013 no Brasil. Foto IPC-G/PNUD

Comunidade internacional discute avaliação e monitoramento de políticas públicas, durante evento NEC em 2013 no Brasil. Foto IPC-G/PNUD

Durante os dias 3 e 4 de novembro, o Seminário Internacional “Registros Administrativos e Pesquisas Amostrais no Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais e de Superação da Pobreza” vai reunir representantes de governos e especialistas para intercâmbio de experiências. O evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório Independente de Avaliação do PNUD, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Iniciativa Brasileira de Aprendizagem Por um Mundo sem Pobreza, com apoio do Centro RIO+.

O objetivo do seminário é debater experiências internacionais de produção de informação estatística e indicadores para monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à superação da pobreza, por meio do uso de cadastros públicos, registros administrativos e pesquisas amostrais. Participarão do seminário técnicos de unidades de Monitoramento & Avaliação de áreas sociais e do IBGE, participantes do Comitê de Estatísticas Sociais, especialistas de instituições de Estatísticas Oficiais da África do Sul, Chile e Finlândia e participantes da terceira edição da conferência Capacidades Nacionais de Avaliação (NEC).

Entre os participantes internacionais, Luis Díaz, do Ministério do Desenvolvimento do Chile, participará do painel sobre experiências na gestão e uso de cadastros públicos e registros administrativos. Da África do Sul, Josephilda Nhlapo-Hlope, do Departamento de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Presidência, falará sobre o “Sistema de Monitoramento e Avaliação Governamental”.

Workshop sobre Aprendizagem Sul-Sul em Capacidades Nacionais de Avaliação

Para dar continuidade ao diálogo entre países de renda média e baixa, no dia 5 de novembro os participantes da África do Sul, Argélia, Belize, Brasil, Jamaica, Quênia, Quirguistão, México, Marrocos, Romênia, Santa Lúcia e Tunísia se encontram para o evento de aprendizado sobre Capacidades Nacionais de Avaliação (NEC).

Os Grupos de Trabalho abordarão tópicos desde “Qual é a situação atual de cada país no que se refere ao fortalecimento das Capacidades Nacionais de Avaliação” a “Como superar os problemas para promover as Capacidades Nacionais de Avaliação?”. A última sessão será dedicada aos comentários finais dos participantes.

Ambos os eventos estão relacionados aos compromissos assinados pelos participantes da terceira conferência do NEC, ocorrida em São Paulo em 2013, quando estes aprovaram uma lista de 18 compromissos que tinham o objetivo de promover o desenvolvimento das NEC.

Segundo Diana Sawyer, coordenadora de pesquisa do IPC-IG, o evento será uma oportunidade para discutir as capacidades nacionais de avaliação. “O ano de 2015 foi declarado como o Ano Internacional da Avaliação. É importante discutir como os países estão promovendo políticas relacionadas a este tema, que é essencial para o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Sawyer.

Seminário internacional: Registros Administrativos e Pesquisas amostrais no Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais e de Superação da Pobreza
Data: 3 a 4 de novembro
Horário: 9h a 18h30
Local: Rio de Janeiro – Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Workshop internacional: Conhecimento Sul-Sul sobre Capacidades Nacionais de Avaliação
Data: 5 de novembro
Horário: 9h a 15h
Local: Rio de Janeiro – Escritório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Para mais informações, por favor, entre em contato com ipc@ipc-undp.org ou nec@ipc-undp.org, ou visite http://www.unteamworks.org/NEC e siga os canais de mídia social:

Comunidade Capacidades Nacionais de Avaliação (NEC): @NEC_Community e facebook.com/NECCommunity
Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG): @UNDP_IPC e facebook.com/IPC.UNDP
Escritório Independente de Avaliação do PNUD: @UNDP_Evaluation e facebook.com/IEOUNDP
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): @MDSComunicacao facebook.com/MDSComunicacao
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): @IBGEcomunica e facebook.com/IBGEoficial
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): @Ipeaonline e facebook.com/IPEA1964
Banco Mundial (BM): facebook.com/bancomundial

Use #NECRio2014 para acompanhar a discussão.

Para assistir ao evento ao vivo, acesse:
3 de novembro de 2014: http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=315669
4 de novembro de 2014: http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=315670

Contato para informações e inscrições:

Paola De Orte
paola.deorte@ipc-undp.org
(61) 2105-5063 ou (61) 8160-9936

Mariana Hoffmann
mariana.hoffmann@ipc-undp.org
(61) 2105-5036 ou (61) 9344 1980