Especialistas discutem impactos da COVID-19 sobre a população negra no Brasil

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) realizarão amanhã (3), às 15h, a sexta edição da série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate”, com o tema “População negra e a COVID-19”.

O debate acontecerá no canal do UNFPA Brasil no youtube e contará com a participação de Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola; Graça Samo, coordenadora internacional da Marcha Mundial das Mulheres; Alexandre da Silva, professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da faculdade de medicina de Jundiaí e Juvenal Araújo Júnior, subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Distrito Federal. A facilitação será realizada por Rachel Quintiliano, oficial de Programa para Gênero, Raça e Etnia e Comunicação do UNFPA Brasil.

Foto: UNFPA

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas pretas e pardas são a maioria entre trabalhadores informais e desempregados. Os demarcadores sociais em um cenário de pandemia, como a do novo coronavírus, colocam esta população em uma situação de maior vulnerabilidade. Melhorar as condições de vida e de saúde e trabalhar para a efetivação dos direitos das pessoas afrodescendentes em sua integralidade são condições fundamentais para o alcance do desenvolvimento, com sustentabilidade e equidade.

Diante deste cenário, a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil) realizam nesta quarta-feira (3), a sexta edição da série “População e Desenvolvimento em Debate” com o tema “População negra e a COVID-19”.

Participam do webinário: Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola; Graça Samo, coordenadora internacional da Marcha Mundial das Mulheres; Alexandre da Silva, professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da faculdade de medicina de Jundiaí e Juvenal Araújo Júnior, subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Distrito Federal. A facilitação será realizada por Rachel Quintiliano, oficial de Programa para Gênero, Raça e Etnia e Comunicação do UNFPA Brasil.

A série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate” busca promover a discussão entre academia, governo e sociedade civil sobre temas emergentes na Agenda de População e Desenvolvimento no contexto atual.

Caso queira receber o certificado de participação e ter acesso às apresentações do webinário, inscreva-se em: https://bit.ly/3cfCg3V. Após o evento, os materiais serão enviados dentro do prazo de 3 dias.

Assista a transmissão do webinário no canal do UNFPA Brasil no Youtube

Serviço:
Sexta edição da série “População e Desenvolvimento em Debate”
Tema: “População Negra e a COVID-19”
Dia: 03/06/2020
Horário: 15h às 17h
Local: Youtube UNFPA Brasil