Especialistas discutem COVID-19 e a pressão sobre o Sistema Único de Saúde

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais realizarão amanhã (13), às 15h, a terceira edição da série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate”, com o tema “COVID-19 e a pressão sobre o Sistema Único de Saúde”.

O debate acontecerá no canal do UNFPA Brasil no youtube e contará com a participação de Gilvan Ramalho Guedes da Universidade Federal de Minas Gerais; Nisia Trindade de Lima, Presidente da Fiocruz; Fernando Pigatto, Presidente do Conselho Nacional de Saúde e com a facilitação da Representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, Astrid Bant.

Foto: UNFPA

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

O diagnóstico social é que o sistema de saúde não está preparado para um alúvio de internações por conta do coronavírus, que somariam às demandas de outras doenças, que não deixam de existir diante uma pandemia. Essa pressão seria ainda maior se o SUS não tivesse uma rede de serviços que tenta reduzir uma corrida às emergências.

Diante deste cenário, amanhã, 13 de maio, às 15h, a Associação Brasileira de Estudos Populacionais e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) realizam a terceira edição da série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate”, com o tema “COVID-19 e a pressão sobre o Sistema Único de Saúde”. Especialistas discutirão sobre a pressão comportada pelo SUS.

A série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate” busca promover a discussão entre academia, governo e sociedade civil sobre temas emergentes na Agenda de População e Desenvolvimento no contexto atual.

Assista a transmissão do webinário no canal do UNFPA Brasil no Youtube.

Caso queira receber o certificado de participação e ter acesso às apresentações do webinário, inscreva-se aqui.

Palestrantes:
Gilvan Ramalho Guedes – Professor – Cedeplar/UFMG
Nisia Trindade de Lima – Presidente da Fiocruz
Fernando Pigatto – Presidente do Conselho Nacional de Saúde

Facilitação:
Astrid Bant – Representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil

Serviço:
Webinário “Covid-19 e a pressão sobre o Sistema Único de Saúde – SUS”
Dia: 13/05/2020
Horário: 15h às 16h30
Local: Youtube UNFPA Brasil