Escritório de projetos da ONU divulga vencedores de concurso de fotografia

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) divulgou nesta sexta-feira (15) em Brasília (DF) os vencedores do concurso de fotografia “Construindo Vidas Melhores”, que tinha como objetivo destacar a relação entre infraestrutura e a qualidade de vida das pessoas vivendo nas cidades.

O concurso, realizado em parceria com Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Instituto Internacional de Fotografia (IIF), teve a participação de 68 fotógrafos profissionais e amadores, em um total de 154 fotografias agrupadas em três categorias: infraestrutura; inclusão social e diversidade urbana; e soluções sustentáveis. Veja as fotos vencedoras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) divulgou nesta sexta-feira (15) em Brasília (DF) os vencedores do concurso de fotografia “Construindo Vidas Melhores”, que tinha como objetivo destacar a relação entre infraestrutura e a qualidade de vida das pessoas vivendo nas cidades.

O concurso, realizado em parceria com Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Instituto Internacional de Fotografia (IIF), teve a participação de 68 fotógrafos profissionais e amadores, em um total de 154 fotografias agrupadas em três categorias: infraestrutura; inclusão social e diversidade urbana; e soluções sustentáveis.

O primeiro lugar do concurso ficou com as imagens “Luz – No cotidiano da Estação”, de Carla Christiani; “Projeto de direitos humanos”, de Elionai Fernandes; e “Ventos do RS”, de Jorge Diehl. O segundo e terceiro lugar ficou com “A Vila”, de Rogério Gusmão; e “Superando Barreiras”, de Anderson Coelho.

Os fotógrafos que ficaram em primeiro lugar receberão um prêmio em dinheiro concedido pelo CAU/BR, enquanto o segundo e o terceiro lugar receberão bolsas de estudo para cursos de fotografia online no IIF.

A convocação para o concurso foi aberta ao público em geral e a inscrição, gratuita. O objetivo era tornar visíveis os impactos positivos que uma infraestrutura de qualidade traz aos cidadãos das grandes cidades. A expectativa é de que os próximos concursos sejam abertos ao público latino-americano.

A população urbana da América Latina representa mais de 82% do total, consolidando-se como a região com maior taxa de urbanização no planeta. A infraestrutura das cidades representa um aspecto essencial do desenvolvimento socioeconômico, assim como a disponibilidade de serviços como saúde, transporte, habitação, educação.

UNOPS e parceiros

O UNOPS é um recurso central do Sistema das Nações Unidas que presta serviços de gestão sustentável de projetos, infraestrutura sustentável e aquisições sustentáveis.

Atua, por exemplo, no gerenciamento de rodovias, na construção de abrigos no Haiti e na compra de computadores para a educação na Argentina. No Brasil, tem projetos nas áreas de saúde, infraestrutura, juventude, igualdade de gênero, mobilidade e infraestrutura urbana, meio ambiente e energia.

A visão do UNOPS é um mundo no qual as pessoas possam levar uma vida plena graças a infraestruturas adequadas, sustentáveis e resilientes, assim como ao uso eficiente e transparente dos recursos públicos em matéria de aquisições e gestão de projetos.

O CAU/BR é uma autarquia federal que possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como trabalhar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo.

O Instituto Internacional de Fotografia (IIF) é uma escola que forma fotógrafos, com cursos presenciais e online, dedicados a quem já é fotógrafo e para quem ainda não fotografa e quer aprender.