Escritório da ONU promove Curso de Formação sobre Tráfico de Pessoas em Brasília

Objetivo da iniciativa é capacitar profissionais para lidar com tráfico de pessoas e proteção das vítimas.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça organizaram o Curso de Formação sobre Tráfico de Pessoas, que aconteceu em Brasília entre os dias 3 e 7 de novembro.

O objetivo da iniciativa, voltada para profissionais do sistema de justiça e segurança pública, foi capacitar esses profissionais para lidar com casos de tráfico de pessoas e proteger as vítimas desses crimes, além de estimular a cooperação eficaz entre os mesmos. Os participantes devem se tornar multiplicadores de informação, com foco em áreas essenciais, como as investigações e o processo penal.

Dentre os especialistas que ministraram o curso, estão profissionais em criminologia, psicologia, representantes do Ministério da Justiça, da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores, representantes da sociedade civil e profissionais internacionais na área de investigação.

Para o representante do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, os operadores de justiça são um ponto chave no tratamento às vítimas. “Para a vítima, a justiça é uma rede de salvação e, muitas vezes, a única saída confiável para elas. Por isso é tão importante a visão deste curso com foco na vítima e, mais ainda, que se replique esta informação para os operadores de todo o País”.