Escritório da ONU e CBF promovem seminário no Rio sobre prevenção da violência por meio do esporte

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF Social) realizam nessa terça-feira (31) um seminário sobre o esporte como ferramenta para a construção da paz, especialmente em comunidades vulneráveis. Encontro contará com representantes do município do Rio de Janeiro, de organizações internacionais e do terceiro setor. O evento ocorre no auditório da CBF do estado do Rio de Janeiro.

Projeto 'Vamos Nessa', do UNODC, usa esporte para promover uma cultura de paz e desenvolver habilidades pessoais entre jovens vivendo em situações de vulnerabilidade. Foto: UNODC/Kevin Town

Projeto ‘Vamos Nessa’, do UNODC, usa esporte para promover uma cultura de paz e desenvolver habilidades pessoais entre jovens vivendo em situações de vulnerabilidade. Foto: UNODC/Kevin Town

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF Social) realizam nessa terça-feira (31) um seminário sobre o esporte como ferramenta para a construção da paz, especialmente em comunidades vulneráveis. Encontro contará com representantes do município do Rio de Janeiro, de organizações internacionais e do terceiro setor. O evento ocorre no auditório da CBF do estado do Rio de Janeiro.

Estarão presentes no evento autoridades, ex-jogadores, representantes governamentais e do terceiro setor. Entre os participantes confirmados, estão o diretor de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, André Argolo; o campeão do mundo Jairzinho Furacão, que mantém projetos sociais ligados ao futebol; o desembargador Siro Darlan, com longa experiência na proteção a crianças e jovens; os assistentes sociais Fernando Fernandes (Santos) e Maristela Eleutério (Botafogo); o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Augusto Souza; e o membro da Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância, Carlos Nicodemos, entre outros.

A atividade faz parte do programa “Vamos Nessa”, iniciativa global do UNODC para a prevenção da violência e da criminalidade entre jovens por meio da prática esportiva.

O “Vamos Nessa” trabalha com adolescentes em situação de risco, entre 11 e 17 anos, para reforçar a resiliência por meio do estímulo ao desenvolvimento de habilidades pessoais. Nesse processo, a formação de treinadores e professores de educação física é o ponto crucial para abordar vulnerabilidades à violência, ao crime e ao abuso de drogas.

A atividade visa à discussão de aspectos práticos e teóricos de programas com foco no esporte para promover a prevenção de comportamentos violentos, de atos de delinquência e do abuso de drogas. Outro aspecto central do debate é a proteção de crianças, adolescentes e jovens em contextos esportivos, em especial em clubes de futebol.

Além das apresentações com a participação de ativistas e especialistas, a dinâmica do evento irá engajar jovens de comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro em diálogos sobre o papel dos esportes na mudança social. As rodas de conversa serão moderadas por um mediador, responsável pelo andamento dos debates sobre questões relativas à promoção da dignidade por meio do esporte.

PROGRAMAÇÃO
:
Seminário sobre Responsabilidade Social, Prevenção ao Crime e Proteção de Jovens no Contexto do Esporte
31 de outubro, terça-feira, das 9h às 18h
Auditório da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Avenida Luis Carlos Prestes, 130 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Inscrição (disponibilidade de 180 vagas e emissão de certificado): http://portalcbfsocial.cbf.com.br/seminariocbfsocialeonu

09h – 10h: Abertura

10h – 10h30: Intervalo

10h30 – 11h30: Iniciação ao Futebol, Futsal e Beach Soccer
Jairzinho Furacão (Campeão da Copa de 70 de Futebol)
Jorginho (8 vezes Campeão do Mundo de Beach Soccer)
Gabriel Dias (Bicampeão mundial de futsal)

11h30 – 12h30: Habilidades para a Vida no contexto do Esporte
Diogo Netto (Projeto Socioeducacional Gol do Brasil – CBF Social)
Nivio Nascimento (Programa Vamos Nessa – UNODC)
André Argolo (Diretor de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte – Programa Seleções do Futuro)

12h30-14h00: Almoço

14h00 – 15h30: Desafios e oportunidades para programas de habilidades para vida no contexto esportivo juvenil (roda de conversa)
Diogo Netto – CBF Social
Jorginho (Bola pra Frente)
Cypa (implementador do Vamos Nessa em uma Vila Olímpica)
Nivio Nascimento (Programa Vamos Nessa)

15h30 – 16h00: Intervalo

16h – 17h30: Proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes no esporte
Desembargador Siro Darlan
Augusto Souza (UNICEF)
Thais Toledo (ACESSOSS)
Fernando Fernandes (Assistente Social do Santos)
Maristela Eleutério (Assistente Social do Botafogo)
Carlos Nicodemos (Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância)

17h30 – 18h: Considerações finais e encerramento

Contato para mais informações:
Nivio Nascimento — (61) 98159 89 88 ou nivio.nascimento@unodc.org
Rodrigo Araújo — (61) 99847 1005 ou rodrigo.araujo@unodc.org