Escoteiros da América Latina e do Caribe juntam-se à luta global contra a poluição por plástico

Milhares de escoteiros da América Latina e do Caribe irão participar dos esforços globais contra o lixo marinho com o desafio de reduzir o uso de plásticos por 10 semanas – parte da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Todo ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, ameaçando os ecossistemas marinhos do mundo.

Escoteiros são incentivados a inspirar suas famílias, escolas e comunidades a mudar seus hábitos de consumo. Foto: Asociación de Scouts de México

Escoteiros são incentivados a inspirar suas famílias, escolas e comunidades a mudar seus hábitos de consumo. Foto: Asociación de Scouts de México

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Região Escoteira Interamericana uniram-se para lançar o ‘Desafio de Distintivos Mares Limpos’, baseado no sistema tradicional de distintivos escoteiros para reconhecer os jovens que reduzirem drasticamente sua pegada de plástico e mobilizarem suas famílias, escolas e comunidades para transformar seus hábitos de consumo.

Segundo o Diretor Regional do PNUMA para a América Latina e o Caribe, Leo Heileman, os jovens estão liderando a luta por um planeta mais sustentável. “Com o Desafio de Distintivos Mares Limpos, as novas gerações mostrarão o tipo de coragem que precisamos ter para enfrentar a calamidade global da poluição por plástico e seus efeitos devastadores”, explicou.

A iniciativa começou em outubro e ocorre em países da América Latina e do Caribe, seguindo o sucesso dos desafios contra a poluição por plástico, realizados desde 2017 nas Associações de Escoteiros do Brasil e de outros países – Gana, Quênia, Ilhas Maurício, Tanzânia e Uganda.

“Desde que o Movimento Escoteiro foi fundado, há 112 anos, a proteção ambiental está no centro do trabalho de todos os nossos membros”, afirmou Raúl Sánchez, diretor da Região Escoteira Interamericana, que inclui 34 países das Américas. “O Desafio do Distintivo Mares Limpos nos permite apoiar o esforço global de redução do uso de plásticos descartáveis, a fim de reduzir seu impacto na vida marinha, para o bem-estar de todo o planeta”.

Distintivo Mares Limpos

Para ganhar o distintivo em um de seus três níveis – ouro, prata e bronze – cada escoteiro e escoteira deve avaliar os tipos de plástico descartável que usa no dia a dia (como canudos, sacolas, copos ou garrafas de plástico), e comprometer-se a reduzir o uso de um desses itens durante 10 semanas.

O distintivo de ouro será concedido aos escoteiros que também liderarem campanhas de limpeza de praias e outras atividades que engajem pelo menos 300 pessoas.

Todo ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, ameaçando os ecossistemas marinhos do mundo.

Sobre a Região Escoteira Interamericana

A Região Escoteira Interamericana, que compreende 34 países das Américas, é uma das 6 regiões escoteiras do Movimento Escoteiro mundial. A sede da Região Interamericana de Escoteiros, criada em 1946, está localizada na Cidade do Panamá e compreende mais de 4 milhões de escoteiros.

Sobre o PNUMA

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é o porta-voz global líder em questões ambientais. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

O PNUMA trabalha com governos, o setor privado, a sociedade civil e outras entidades da ONU e organizações internacionais em todo o mundo.

Sobre a campanha Mares Limpos

O PNUMA lançou a campanha Mares Limpos na Cúpula sobre Oceanos do Economist em Bali, em 2017. A campanha dialoga com governos, empresas e cidadãos a fim de eliminar o uso desnecessário de plástico descartável e para proteger os oceanos e rios da poluição tóxica que coloca em risco os meios de subsistência e a vida silvestre.

Atualmente, a campanha é apoiada por 60 países, 20 da América Latina e do Caribe – Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Granada, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Santa Lúcia, Trinidade e Tobago e Uruguai.

Para mais informações, por favor entre em contato:

– María Amparo Lasso, Chefe de Comunicações do PNUMA para a América Latina e o Caribe, + 507 305-3182
– José Gabriel Criollo, Diretor de Desenvolvimento Institucional do World Scout Bureau – Centro Interamericano de Apoio, +507 605-87327