Erradicação e controle da febre aftosa na América do Sul é tema de encontro em Lima

O vice-ministro de Políticas Agrárias de Peru, César Sotomayor Calderón, participou na semana passada da abertura da 41ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (COSALFA), em Lima, no Peru.

O ato inaugural também contou com a presença do chefe nacional do Serviço Nacional de Sanidade Agrária (SENASA), Jorge Barrenechea Cabrera; o presidente da Cosalfa 40, Manuel González Cano; o representante da Organização Pan-Americana do Peru, Luis Fernando Leanes; e o diretor do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA), Ottorino Cosivi.

A Comissão Sul-Americana para a luta contra a Febre Aftosa foi criada em 1972, estabelecendo-se o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa como Secretaria ‘Ex Oficio’ da Comissão. Com a adesão em 2012 da República do Panamá como membro da Comissão, passou a ser constituída por 24 representantes de 12 países do continente americano, sendo um representante do setor público – o diretor do serviço veterinário oficial – e um representante do setor privado – relacionado com a mais alta entidade gremial que com caráter nacional que agregue aos produtores pecuários.

Os 12 países membros da COSALFA são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru; Venezuela e Uruguai.

No encontro, realizado dias 10 e 11 de abril, os chefes de Saúde Animal dos ministérios de Agricultura da América do Sul e Panamá e suas contrapartes dos setores privados responsáveis pela cadeia produtiva animal; com a presença de cientistas, funcionários do setor público e privado, da área de veterinária e das organizações não governamentais e internacionais.

Saiba mais detalhes clicando aqui.