Equipe de monitoramento do cessar-fogo prepara início de operações no Iêmen

Navio no porto de Hodeida, única maneira de comida e combustível entrarem no país. Foto: PMA/Fares Khoailed

Uma equipe liderada pelas Nações Unidas com objetivo de supervisionar o cessar-fogo que entrou em vigor na terça-feira (18) em diversos portos no Iêmen iniciou suas operações de planejamento, incluindo acordo para um código de conduta, afirmou na quarta-feira (19) o porta-voz da ONU.

O Comitê de Coordenação para Remobilização (RCC) é liderado pelo major general da reserva Patrick Cammaert, que serviu anteriormente em diversas funções em operações de paz das Nações Unidas, incluindo como comandante da missão na Etiópia e Eritreia e como assessor militar para as operações de paz das Nações Unidas.

Os membros do RCC são extraídos de representantes militares e da segurança do governo iemenita e da milícia houthi, com o general Cammaert na função de presidente. Além disso, diversos observadores internacionais podem ser mobilizados na cidade e no porto de Hodeida, assim como Saleef e Ras Isa – portos essenciais para a entrega de ajuda ao país, que há meses é palco da pior crise humanitária do mundo.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse a jornalistas na sede da ONU em Nova Iorque que o general Cammaert havia “reiterado o compromisso da ONU em ajudar as partes a reduzir as tensões” e havia “destacado a prioridade do objetivo humanitário de cessar-fogo e a importância de assegurar um fluxo desimpedido de ajuda humanitária”, durante briefing inaugural do RCC.

Em briefing na terça-feira, Dujarric afirmou que o secretário-geral da ONU, António Guterres, estava pressionando autoridades para garantir que observadores da ONU fossem enviados o mais rápido possível para monitorar o cessar-fogo.

O general Cammaert viaja na quinta-feira a Amã, na Jordânia, com uma pequena equipe e de lá segue para Sana’a, capital iemenita, e Hodeida. O porta-voz afirmou que o general planeja convocar seu primeiro encontro presencial com o Comitê o mais rápido possível.