Enviado da ONU saúda eleição de novo Primeiro-Ministro na Líbia

Mustafa Abushagur foi eleito pelo Congresso Nacional no segundo turno de uma votação transparente, que foi transmitida ao vivo pela televisão em rede nacional.

Representante Especial para a Líbia, Ian Martin. UN Photo / Eskinder DebebeO Enviado das Nações Unidas na Líbia, Ian Maritn, felicitou ontem (13) Mustafa Abushagur pela sua eleição como novo Primeiro-Ministro da nação do Norte da África.

“Martin também parabeniza o Congresso Nacional Geral (GNC) pelo processo transparente para eleger o Primeiro-Ministro da Líbia”, afirmou a ONU em um comunicado de imprensa emitido pela Missão de Apoio da ONU na Líbia (UNSMIL).

Segundo a imprensa, o vice-Primeiro-Ministro da Líbia, Mustafa Abushagur, foi eleito Primeiro-Ministro na quarta-feira (12), e agora tem até 30 dias para formar um gabinete. O engenheiro óptico venceu o rebelde da guerra civil, Mahmoud Jibril, no segundo turno da votação dos 200 membros do GNC, por 96 votos a 94, em um processo que foi transmitido ao vivo pela televisão em rede nacional.

“Martin reitera a disposição da UNSMIL e da família da ONU na Líbia para trabalhar em estreita colaboração com o Primeiro-Ministro Abushagur e seu próximo governo, bem como com o Congresso Nacional para apoiar a transição democrática da Líbia e seus esforços em abordar as prioridades do país”, afirmou o comunicado.

A eleição GNC é o último passo de transição da Líbia em direção a um Estado democrático moderno, depois de décadas de governo autocrático e da derrubada do regime de Muamar Kadafi.