‘Embaixador digital’ da ONU, Elyx visita o Rio de Janeiro

Para comemorar os 70 anos da ONU, o personagem Elyx visita países em todo o mundo para conhecer melhor o trabalho levado a cabo pelo Sistema ONU, promovendo um mundo mais inclusivo e justo.

Elyx visita o mirante de Santa Marta. Foto: UNIC Rio/Jéssica Santos

Elyx visita o mirante de Santa Marta. Foto: UNIC Rio/Jéssica Santos

Empreendendo uma viagem ao mundo em 70 dias, o “embaixador digital” da ONU chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (21). Criado pelo renomado artista francês YAK e contando com mais de 100 mil seguidores, o personagem faz parte de uma campanha do Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas para divulgar o trabalho da Organização nas redes socais no marco da comemoração dos 70 anos da ONU.

Desde o último sábado (15), Elyx percorre virtualmente diferentes nações, mostrando tanto seus cartões-postais como os esforços das Nações Unidas e seus parceiros para promover mais igualdade e garantir direitos para todos.

Com o apoio do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro), Elyx subiu no alto da favela de Santa Marta para admirar a estátua do Cristo Redentor, cenário de várias celebrações da ONU, entre elas o Dia Mundial do Refugiado e a iniciativa Zero Discriminação.

Visita de Elyx a Copacabana, famoso bairro do Rio de Janeiro. Imagem: ONU

Visita de Elyx a Copacabana, famoso bairro do Rio de Janeiro. Imagem: ONU

Na comunidade, Elyx registrou o desejo de paz expressado nos lares de seus moradores, que por anos viveram imersos em disputas relacionadas ao tráfico de drogas. Hoje a realidade é outra e a população local desfruta de liberdade, serviços básicos, oportunidades de emprego e educação.

A biodiversidade do país também foi ressaltada pelo personagem virtual que visitou a Floresta da Tijuca, um exemplo de sustentabilidade e da importância da promoção de espaços verdes nos grandes centros urbanos.

A jornada de Elyx terminará em 24 de outubro de 2015 – Dia das Nações Unidas – na sede da ONU em Nova York.

Saiba mais sobre a visita, em inglês, em www.elyx70days.org/elyx-do-brazil