Em visita à Coreia do Sul, Ban destaca papel das empresas no desenvolvimento sustentável

Em visita ao país asiático, Secretário-Geral da ONU ressaltou que as empresas também devem colaborar com os compromissos estabelecidos durante a Rio+20.

Secretário-Geral Ban Ki-moon se dirige à Assembleia Nacional da República da Coreia. (ONU/E. Debebe)

Empresas privadas, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento sustentável, devem aumentar seus esforços para integrar os princípios da sustentabilidade em suas operações e colaborar com os compromissos assumidos durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), ressaltou esta semana o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, durante a sua viagem para a República da Coreia.

“É hora de levar a sustentabilidade empresarial para o próximo nível”, disse Ban em seu discurso na reunião anual do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em Seul, na terça-feira (30). “Precisamos de empresas em todos os lugares para agregar valor não só financeiramente, mas também em termos sociais, ambientais e éticos”.

Ban Ki-moon ressaltou que as próprias empresas se beneficiam das boas práticas, uma vez que instabilidades econômicas e sociais, assim como desastres naturais, afetam diretamente seu negócio. Ele acrescentou que os governos também devem colaborar com essa mudança com os incentivos adequados.

“A Rio+20 mostrou que há muitas empresas com visão — empresas que estão preparadas para liderar — para assumir riscos e aproveitar as oportunidades”, afirmou Ban. “Contamos com a sua energia, suporte e liderança para ampliar estas palavras —  e a ação”.