Em seminário online, UNESCO lança publicação sobre infraestrutura das escolas brasileiras

A UNESCO no Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza na quarta-feira (31), às 16h, um seminário online para apresentar uma pesquisa sobre a infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental. Análise aborda as relações entre a qualidade das instalações escolares e o desempenho dos estudantes.

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo ABr

Foto: Agência Brasil/Arquivo/Marcello Casal Jr.

A UNESCO no Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza na quarta-feira (31), às 16h, um seminário online para apresentar uma pesquisa sobre a infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental. Análise aborda as relações entre a qualidade das instalações escolares e o desempenho dos estudantes. O webinar poderá ser acompanhado gratuitamente pela Internet.

Com o seminário, a agência da ONU visa divulgar os indicadores criados para avaliar a infraestrutura dos centros de ensino do Brasil. A pesquisa da instituição aponta que a aprendizagem melhora quando os espaços das escolas são seguros, confortáveis, limpos, acessíveis, convidativos e estimulantes.

Garantir uma infraestrutura escolar de qualidade é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de nº 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O webinar tem a participação da coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, e da professora associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da UFMG, Maria Teresa Alves, que é também uma das coordenadoras da pesquisa.

A jornalista e coordenadora da Unidade de Comunicação da UNESCO no Brasil, Ana Lúcia Guimarães, vai mediar um diálogo entre as duas especialistas, para abordar as seguintes questões: como a infraestrutura escolar tem sido definida e mensurada nas pesquisas quantitativas, nacionais e internacionais? Na literatura acadêmica e técnica, quais dimensões, indicadores e itens são considerados (recursos pedagógicos, conservação dos prédios, instalações, entorno, etc)? Qual é a relação entre a infraestrutura e os resultados escolares?

Para receber o link de acesso ao seminário, os interessados devem fazer uma inscrição online clicando aqui.

Informações para imprensa:

UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org, (61)2106-3536 ou (61)99966-3287
Fabiana Pullen, f.sousa@unesco.org, (61)2106-3536 ou (61)99848-8971

UFMG
Luíza França e Eliane Estevão, (31) 3409-4189 e 99311-2076, assessoriadeimprensa@ufmg.br