Em São Paulo e Boa Vista, agência da ONU lança relatório global sobre refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lança nesta quarta-feira (19), em São Paulo (SP) e Boa Vista (RR), o relatório Tendências Globais 2018, que apresenta um panorama sobre deslocamento forçado no mundo.

O documento é a principal análise estatística feita sobre a situação global do deslocamento, com dados sobre populações de refugiados, países de origem e de acolhida e apatridia (condição de pessoas que não possuem uma nacionalidade).

Uma turma de pré-escola do colégio Juhudi, no campo de refugiados de Nyarugusu, na província de Kigoma, oeste da Tanzânia. Foto: ACNUR/Georgina Goodwin

Uma turma de pré-escola do colégio Juhudi, no campo de refugiados de Nyarugusu, na província de Kigoma, oeste da Tanzânia. Foto: ACNUR/Georgina Goodwin

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lança nesta quarta-feira (19), em São Paulo (SP) e Boa Vista (RR), o relatório Tendências Globais 2018, que apresenta um panorama sobre deslocamento forçado no mundo. O documento é a principal análise estatística feita sobre a situação global do deslocamento, com dados sobre populações de refugiados, países de origem e de acolhida e apatridia (condição de pessoas que não possuem uma nacionalidade) – temas relacionados ao mandato do ACNUR.

Na capital paulista, o evento de lançamento acontecerá às 10h, na Sala Paissandú da Galeria Olido (Av. São João, 473 – Centro), com a presença do representante adjunto do ACNUR no Brasil, Federico Martinez, e representantes das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social, do Serviço Social do Comércio (SESC SP) e do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE). A apresentação do documento será seguida por uma entrevista coletiva à imprensa.

Em Boa Vista, o lançamento do relatório será às 9h, no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (SETABRES), com a presença do general Eduardo Pazuello, coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima, e representantes do ACNUR e da SETABRES. Assim como em São Paulo, haverá uma entrevista coletiva à imprensa após a apresentação do relatório.

O evento em Boa Vista contará ainda com a participação de refugiados e representantes da sociedade civil, numa mesa-redonda para discutir o acolhimento brasileiro às pessoas forçadas a se deslocarem. A SETABRES fica na avenida Mário Homem de Melo, 2310, Mecejana.

Para mais informações sobre o lançamento do relatório Tendências Globais 2018, entre em contato com a Unidade de Informação Pública do ACNUR no Brasil:

São Paulo
Miguel Pachioni: (11) 94985-1734 — pachioni@unhcr.org

Boa Vista e Pacaraima
Allana Ferreira: (95) 98401-8596 — ferreirl@unhcr.org
Aline Maccari: (61) 98147-4764 — maccari@unhcr.org

E-mail geral: brabrpi@unhcr.org


Comente

comentários