Em programa no Youtube, UNESCO e MEC abordam política brasileira de educação ao longo da vida

O vídeo também celebra a parceria da UNESCO no Brasil com o Ministério de Educação (MEC), em projeto de cooperação técnica para conceber e implementar uma nova política de educação ao longo da vida.

O programa destaca a importância dos adultos, crianças e jovens no Brasil estarem plenamente alfabetizados. Foto: Prefeitura São Roque de Canaã

O programa destaca a importância dos adultos, crianças e jovens no Brasil estarem plenamente alfabetizados. Foto: Prefeitura São Roque de Canaã

Para celebrar o Dia Internacional da Alfabetização, em 08 de setembro, a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) levou ao ar em seu canal no YouTube um programa especial sobre educação.

O vídeo, com duração de 4 minutos e 13 segundos, também celebra a parceria da UNESCO no Brasil com o Ministério de Educação (MEC), em projeto de cooperação técnica para conceber e implementar uma nova política de educação ao longo da vida. Com depoimentos do secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Paulo Gabriel Nacif, e da diretora da Área Programática da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o programa trata dos desafios da alfabetização e da educação de jovens e adultos.

Marlova lembra que o Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, é celebrado em seguida ao Dia da Independência do Brasil: “Cidadão livre é um cidadão educado, é o cidadão que sabe ler, que sabe escrever e que tem acesso ao mundo maravilhoso do conhecimento”, diz a diretora. “Não tenho dúvidas de que, em conjunto com a UNESCO, poderemos construir um programa de educação ao longo da vida que seja o fio aglutinador de todos esses desafios”, afirma Nacif.

Conheça o canal UNESCO Portuguese aqui.