Em parceria com UNICEF e UNAIDS, projeto sobre direitos sexuais e reprodutivos é lançado em Fortaleza

UNICEF doou unidade móvel para a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Projeto Fique Sabendo Jovem tem como público prioritário adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ampliado para HIV/aids.

O veículo possui dois consultórios e um ambulatório que terá por meta realizar 2.240 testes de HIV, Sífilis, Hepatites Virais B e C. Foto: Prefeitura de FortalezaNa última sexta-feira (13), em solenidade na Prefeitura da capital cearense, foi lançado o projeto Fique Sabendo Jovem, com a doação da unidade móvel para o projeto. A doação foi feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Nessa unidade móvel, profissionais de saúde e jovens realizarão orientações sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, inclusive com a oferta de exames, por meio de testes rápidos, para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B.

O projeto Fique Sabendo Jovem tem como público prioritário adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ampliado para HIV/aids. A iniciativa vai chegar, inclusive, aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Ações de prevenção também serão realizadas com estudantes da rede pública de ensino. O objetivo é melhorar o acesso desse público aos serviços de saúde e realizar o diagnóstico precoce do HIV, sífilis e hepatite B.

“O diagnóstico precoce do HIV é essencial para o início do tratamento de forma oportuna, contribuindo para a redução de novas infecções”, afirma Cristina Albuquerque, coordenadora do projeto e responsável pela área do HIV/aids do UNICEF no Brasil.

São parceiros do projeto o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/aids (UNAIDS); o Governo do Estado do Ceará; a Prefeitura Municipal de Fortaleza – por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome, Direitos Humanos, Juventude e Cultura; a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids; a Rede Nacional de Pessoas Positivas (RNP) do Ceará; o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa-CE); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e a Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe-CE).

A unidade móvel foi aberta para visitação do público no sábado (14), durante a quarta edição do Abraça Fortaleza. De acordo com a secretária de Saúde do município, Socorro Martins, já no período de férias a unidade funcionará de forma itinerante, nos bairros, com aconselhamentos individuais e coletivos, além de testagens gratuitas.

O ônibus possui duas salas de acolhimento e uma sala de apoio ao diagnóstico, com uma equipe básica formada por enfermeiro, psicólogo ou assistente social e jovens mobilizadores da sociedade civil organizada. Na parte exterior, uma televisão possibilita aconselhamentos coletivos, a partir da exibição de vídeos educativos. Saiba os detalhes clicando aqui.