Em meio à crise, cresce apoio público para cooperação internacional

Dados de 186 países indicam um enorme apoio público para cooperação internacional – com um aumento significativo desde que a COVID-19 começou a se espalhar pelo mundo.

Coletados através de centenas de conversas e uma pesquisa online, os dados fazem parte da iniciativa para o aniversário de 75 anos das Nações Unidas (UN75).

Lançada em janeiro de 2020, #UN75 é o maior exercício já montado pela Organização para reunir opinião pública e soluções colaborativas para desafios globais.

Participe da pesquisa: https://un75.online/?lang=prt.

Enquanto todo o Sistema da ONU está unido para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, a Organização também está aumentando esforços para dar voz ao público global através da iniciativa para seu aniversário de 75 anos – UN75. Lançada em janeiro, a iniciativa acontecerá ao longo de 2020 para dar a todas as pessoas a oportunidade de elencar as prioridades globais ao participar do diálogo UN75 ou completando uma pesquisa online de apenas um minuto, disponível em http://www.un75.online, com perguntas em 53 línguas, incluindo português.

Resultados preliminares, baseados em dados coletados entre 1º de janeiro de 2020 e 24 de março de 2020 foram publicados hoje:

1. Uma grande maioria – 95% – dos participantes concordaram com a necessidade dos países trabalharem juntos para lidar com tendências globais, com um notório apoio a partir do fim de fevereiro, quando a crise causada pela COVID-19 se espalhou pelo mundo. O apoio surge em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Ideias de reforço da cooperação internacional incluem parcerias mais efetivas com a sociedade civil e o setor privado, maior envolvimento de mulheres, jovens, povos indígenas e grupos vulneráveis na construção de políticas públicas.

2. Clima e meio ambiente estão no topo da lista de assuntos que mais afetarão a humanidade no futuro – com mais do que o dobro de respostas do que qualquer outro assunto. Conflito e violência aparecem em segundo, riscos em saúde em terceiro, tendo um aumento acentuado desde o início de março.

3. As cinco prioridades de futuro citadas foram proteção ambiental, proteção de direitos humanos, menos conflitos, acesso igualitário a serviços básicos e discriminação zero.

“Anseio pelos nossos esforços continuados para garantir que o aniversário de 75 anos da nossa Organização seja significativo e para usar este marco para refletir na cooperação multilateral que o mundo precisa neste tempo, ambos para enfrentar imediatamente a pandemia e para alcançar os objetivos de longo termo pelos quais as Nações Unidos foram fundadas”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Além da pesquisa online, a iniciativa UN75 envolve diálogos – a maioria agora no ambiente digital – organizados por parceiros em todo o mundo. Estes dados serão complementados com pesquisas, pesquisas acadêmicas, e análise de mídia e de mídias sociais em cerca de 70 países. Os resultados serão apresentados em setembro de 2020, durante a comemoração oficial do aniversário de 75 anos da ONU. Um relatório final será publicado em janeiro de 2021.

Os dados parciais coletados entre janeiro e março incluem 35.556 pesquisas online de 186 estados membros, além de 5.688 participações através de aplicativos. Mais de 330 diálogos aconteceram em 87 países-membros da ONU.

Participe da pesquisa aqui.