Evento na Paraíba apresenta boas práticas do estado para alcançar objetivos de desenvolvimento da ONU

“O Índice de Desenvolvimento Humano, criado pelo PNUD nos anos 90 para medir o progresso de desenvolvimento no mundo, indica uma melhoria de 50% no Brasil nas duas últimas décadas”, afirmou o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek.

Durante o seminário, 14 boas práticas dos ODM vindas de todo o estado da Paraíba foram apresentadas aos participantes. Foto: Igor Machado

Durante o seminário, 14 boas práticas dos ODM vindas de todo o estado da Paraíba foram apresentadas aos participantes. Foto: Igor Machado

O Seminário Estadual de Autores e Atores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que ocorreu nesta quarta-feira (18) na Estação Ciência, em João Pessoa (PB), apresentou boas práticas do estado da Paraíba para alcançar dos ODM até o final de 2015.

“Esta experiência é muito enriquecedora, pois conheci aqui iniciativas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. O compromisso e o engajamento da sociedade paraibana é um compromisso por um mundo melhor”, afirmou o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e coordenador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, lembrando que o país se destaca na implementação destas metas.

“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pelo PNUD nos anos 90 para medir o progresso de desenvolvimento no mundo, indica uma melhoria de 50% no Brasil nas duas últimas décadas”, afirmou.

“O mundo também melhorou com os ODM, mas a inequidade ainda é enorme: as 72 pessoas mais ricas do mundo têm um patrimônio maior que as 3,8 milhões de pessoas mais pobres. Toda a população mundial tem direitos e por isso a ONU solicita a renovação dos compromissos com a nova agenda global de desenvolvimento, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão lançados em setembro deste ano. Nessa nova dimensão e compromisso, a participação dos países mais desenvolvidos e em desenvolvimento será fundamental. Por isto, precisamos renovar o compromisso político e moral para a construção de um mundo melhor”, convocou Chediek.

Saiba mais clicando aqui.