Em Havana, CEPAL apresenta relatório para Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos

Secretaria executiva da agência da ONU, Alicia Bárcena, apresentou aos chanceleres da reunião da CELAC, em Cuba, um informe com os principais dados estatísticos sobre os países da região.

Alicia Bárcena em visita a Havana. Foto: Carlos Vera/CEPAL

Alicia Bárcena em visita a Havana. Foto: Carlos Vera/CEPAL

A secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, apresentou nesta segunda-feira (27) o documento “Panorama Econômico e Social da Comunidade da América Latina e do Caribe 2013”, durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores dos países membros da comunidade, conhecido pela sigla CELAC, realizada em Havana (Cuba).

O relatório é baseado em trechos de alguns dos principais relatórios anuais publicados em 2013 pela CEPAL e inclui cinco capítulos sobre a perspectiva econômica, o investimento direto estrangeiro, o panorama social, a igualdade de gênero e população, respectivamente.

O estudo da CEPAL tem como objetivo contribuir para as discussões que ocorrem dentro da CELAC. A expectativa da agência da ONU é, a partir de agora, publicar um relatório anual, sempre na data do encontro.

A chefe da CEPAL acompanhou em Havana o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que está em missão oficial para participar da II Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CELAC, nos dias 28 e 29 de janeiro.

“A CELAC é a conquista política mais importante dos últimos tempos na região. A CEPAL, por meio dessas contribuições, reitera o seu compromisso com a consolidação e o sucesso dessa comunidade”, disse Bárcena durante a apresentação do documento.