Em evento global na ONU, UNICEF pede a pessoas de todo o mundo que apoiem direitos das crianças

A brasileira Daniela Mercury, embaixadora global do UNICEF, durante o lançamento do projeto #IMAGINE. Foto: UNICEF

Durante um evento musical realizado nesta quinta-feira (20) na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apresentou o projeto #IMAGINE como parte das celebrações do 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

O projeto #IMAGINE reúne Yoko Ono, renomada produtora musical, o DJ David Guetta, embaixadores do UNICEF em todo o mundo, como Daniela Mercury, Katy Perry, Angélique Kidjo, Priyanka Chopra e Yuna Kim, e uma série de apoiadores com o objetivo de criar um momento único na história da música que vai destacar os enormes desafios que crianças enfrentam globalmente.

Uma nova experiência digital interativa, alimentada por meio do aplicativo ‘TouchCast’, vai permitir que qualquer pessoa grave sua própria versão de ‘Imagine’, hino icônico de John Lennon que fala de esperança e de paz, ao lado de suas estrelas favoritas, naquilo que o UNICEF espera ser o maior canto conjunto global.

Essas gravações individuais, junto com as dos embaixadores do UNICEF e de outros artistas, vão gerar uma versão multilíngue e mundial de ‘Imagine’, que será produzida por David Guetta. Todos que gravarem a música terão a chance de ter sua voz e vídeos usados na nova versão de Imagine do UNICEF e de acompanhar o videoclipe interativo, criado pelo TouchCast e TheBridge.co – ambos serão divulgados na véspera do ano novo.

“A Convenção sobre os Direitos da Criança pede para que todos nós imaginemos um mundo melhor para as crianças – e nos convida a tornar essa visão uma realidade”, disse o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake. “O projeto #IMAGINE dá às pessoas de todo o mundo a oportunidade de participar de um movimento global em prol das crianças, emprestando suas ideias, suas visões e, não menos importante, suas vozes para avançarmos em relação aos direitos de todas elas, em todos os lugares.”

Artistas cantam ‘Imagine’. Foto: UNICEF

Os participantes podem partilhar a sua própria gravação da clássica canção de John Lennon com amigos e familiares em mídias sociais e incentivar outras pessoas a que também gravem Imagine. Eles também podem gravar mensagens sobre como imaginam um mundo melhor para as crianças.

“Um sonho que você sonha sozinho pode ser um sonho, mas um sonho que duas pessoas sonham juntas é uma realidade”, disse Yoko Ono.

Os participantes também terão a oportunidade de fazer doações para o UNICEF. Os recursos captados pelo projeto #IMAGINE vão apoiar programas de educação, nutrição, saúde e imunização, água e saneamento, proteção e emergência para crianças em mais de 150 países e territórios.

“Estou muito animado de trabalhar com o UNICEF neste novo projeto incrível. Nossa versão mundial de Imagine será como nenhuma outra. Estou orgulhoso de fazer parte dessa colaboração”, disse Guetta. “Temos que falar que cada voz conta e cada criança conta também.”

O evento na Assembleia Geral das Nações Unidas na manhã desta quinta-feira, 20 de novembro, incluiu performances ao vivo de Daniela Mercury, Angélique Kidjo e Trey Lee, embaixadores do UNICEF; de Laleh, cantora sueco-iraniana; de Kristian Kostov, vencedor do The Voice russo; entre outros.

Também participaram do evento Yoko Ono, Hugh Jackman, ator vencedor do Globo de Ouro e do Emmy, e Björn Ulvaeus, cantor e compositor do grupo sueco ABBA.

A experiência digital #IMAGINE está disponível pelo aplicativo TouchCast para iOS na App Store ou em http://imagine.unicef.org

Mais detalhes da iniciativa e sobre como participar, em português, acesse a página do UNICEF no Brasil: http://uni.cf/1r4vwIC