Em evento em São Paulo, Pacto Global da ONU lança programa piloto de soluções em água e saneamento

Arte: Pacto Global

No dia 18 de novembro, em São Paulo, a Rede Brasileira do Pacto Global, United Nations Global Compact e a Venture Parters do Brasil (VPB) convidam empresas de diversos portes para o lançamento do Collaboration Lab do Brasil. O evento dará início a um programa piloto inédito no país com foco em inovação e parcerias entre corporações e pequenas e médias empresas para soluções em água e saneamento.

O tema é prioridade para a Organização das Nações Unidas, que faz um chamado à comunidade global e ao setor privado para atender ao desafio de proteger e melhorar a qualidade da água e do saneamento no mundo. Segundo a Organização, cerca de um bilhão de pessoas carecem de acesso a um abastecimento adequado desse recurso vital. Dados do Atlas do Saneamento 2011 do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a falta de sistemas de esgotamento sanitário atinge quase metade dos municípios brasileiros (44,8%). Por isso, a inclusão e o acesso à água para todos deve ser um dos 17 novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a partir de 2015.

O lançamento do Collaboration Lab do Brasil irá trazer casos inspiradores da Itaipu Binacional, Redox, Fluxus Design Ecológico, Unilever e Natura desenvolvidos em parceria entre corporações e PMEs. No período da tarde, os participantes se reúnem em grupos de trabalho para descobrir sinergias para atuação em diversos pontos da cadeia da água e saneamento, incluindo temas como pesquisa e desenvolvimento, educação, financiamento, infraestrutura e políticas públicas.

Como continuidade do evento, o Collaboration Lab do Brasil irá oferecer apoio técnico para empresas de diversos setores para impulsionar ecossistemas de inovação relacionados à gestão sustentável da água e do saneamento. Ao longo dos próximos quatro meses, as organizações participantes terão acesso a apoio especializado, conhecimento e casos internacionais de sucesso.

As inscrições são gratuitas, com preferência para signatários do Pacto Global da ONU.

Clique aqui para saber mais sobre o evento